Abaixo-assinado SOS Carlos Gomes: pela paralisação imediata das obras do Cine-Theatro

Para: Prefeitura de Santo André

SOS Carlos Gomes
Caminhando pelo centro de Santo André e mais uma vez nos surpreendemos com o estado das obras de reforma do Cine Teatro Carlos Gomes.
Um patrimônio cultural está sendo destruído e não há aprovação do COMDEPHAAPASA (conselho formado pela sociedade civil e representantes do governo municipal que cuida da defesa do patrimônio cultural de Santo André), não há consideração à memória do lugar, não há responsável técnico pela obra, não há detalhamento do que se vai fazer, não há cuidado com o bem. Já soubemos que a estrela central de gesso foi retirada do forro e se quebrou, certamente devido à falta de profissionais tecnicamente gabaritados para removê-la com o cuidado que mereceria.
A aprovação do COMDEPHAAPASA é uma obrigação legal para a intervenção em um bem tombado. É o momento em que se discute a intervenção e se negocia a melhor forma para que um lugar pleno de memória receba um uso adequado à preservação dos valores culturais. É o que se exige do proprietário particular. Ter um projeto é exigência para qualquer obra – particular ou pública. Como explicar uma intervenção pública sem projeto, uma licitação sem orçamento ou uma intervenção em um bem tombado sem uma empresa especializada?
Por notícias de jornal, vamos conhecendo detalhes da intervenção: a justificativa da obra é criar um espaço exclusivo para a Orquestra Sinfônica de Santo André a um custo que se iniciou com 2,6 milhões de reais, depois a soma chegou a 3,5 milhões de reais e hoje versa em 5 milhões de reais. Como avaliam o valor de uma obra sem um projeto arquitetônico?
Um projeto dessa envergadura e que remete a uma obra em um local de importante significado simbólico para a cidade como é o Cine Theatro Carlos Gomes, mais antigo teatro da região e um dos mais antigos do país, deve ser apresentado e debatido coletivamente. Além do dever legal de aprová-lo junto ao Comdephaapasa, deveria, antes do início das obras, ser apresentado em audiência pública a todos interessados que queiram ter ciência dos rumos que este bem cultural tomará a partir de uma proposta de reforma, readequação ou restauro. Essa atitude seria o mínimo para uma gestão pública preocupada com a memória da cidade e a história desse equipamento cultural.
Destacamos que no passado o Cine Theatro Carlos Gomes já esteve na berlinda, com o risco de uma demolição iminente quando o cinema foi fechado e o movimento SOS Carlos Gomes conquistou a preservação deste edifício e de suas memórias, nossas memórias, envolvendo cerca de 25 mil pessoas que assinaram um manifesto pela recuperação do cinema. Foi esta movimentação que fez com que o velho cinema fosse reconhecido por seu valor cultural, com o de tombamento homologado pelo Prefeito em 1992.
Novamente é hora de retomar o movimento de preservação do nosso Cine-Theatro em REPÚDIO À FORMA AUTORITÁRIA E IRRESPONSÁVEL que a Prefeitura de Santo André age nesse espaço que tantas lembranças guarda para o desenvolvimento de Santo André e do Grande ABC. Pelo fim imediato das obras!
Pela salvaguarda da memória de toda a região ABC!

1.028 Pessoas