Abaixo-assinado Curso Superior de Cinema no Amazonas

Exmo. Senhor Omar Aziz
Governador do Estado do Amazonas

Senhor Governador,

Os abaixo-assinados, a seguir identificados, vêm à presença de V.Exa. expor que as universidades públicas de Manaus, tanto municipal quanto federal (UEA e UFAM) não possuem Curso Superior de Cinema. Vale lembrar que também nas universidades privadas não há este curso superior; em nenhuma delas.

Apesar do formando ter uma carreira incerta por quase sempre ter que correr atrás de dinheiro para as suas produções, o Amazonas tem tido grande visibilidade em seus próprios projetos culturais, muitos decorrentes de iniciativa do Secretário de Educação, Robério Braga, que tem organizado com louvor festivais de música, dança, teatro e cinema. Porém falta o estudo profissional dos nossos cineastas que são ainda amadores tornando assim difícil a competição no mercado nacional, pois outros estados já formam este profissional.

Pela falta de formação, os interessados acabam por optar em outras áreas ou até mesmo se mudam para outro estado em busca da formação desejada, deixando o Amazonas assim em falta desse tipo de profissional.

Outro fator relevante a este curso é a visibilidade e crescente aumento do mercado em nosso país. O crescimento acelerado das TVs por assinatura também está em alta, ofertando mais campo de trabalho.

Certos de que V.Exa. saberá respeitar os direitos educacionais dos cidadãos de nosso Estado e o crescente mercado artístico, os abaixo-assinados solicitam imediatas providências destinadas à criação do Curso Superior de Cinema nas faculdades públicas em Manaus ainda em 2012.