Abaixo-assinado Não à criação do Complexo Sub Esplanada; Sim ao investimento em Transporte Público

Para: Governador do Distrito Federal; Câmara Legislativa do Distrito Federal; Secretário de Transportes do Distrito Federal

Declaramos, através desta, que somos contrários à proposta intitulada como "COMPLEXO SUB ESPLANADA", conforme exibido no vídeo informativo disponível em http://youtu.be/3MBV0aj3pyw.

Tal projeto, conforme apresentado, leva em consideração o Tombamento Histórico de Brasília, que não pode ter seu plano urbanístico alterado em essência. O vídeo também cita um déficit de vagas de estacionamento, bem como o problema de estacionamento irregular.

O projeto supra-citado pretende, através destas obras, gerar vagas de estacionamento suficientes para suprir esta necessidade, até mesmo excedendo o número de vagas. Porém, mesmo com este aumento, há um erro neste planejamento: o caráter provisório deste, que duraria apenas até o limite de vagas ser atingido, e retornaria aos mesmos problemas de antes: déficit de vagas e estacionamento irregular.

A solução que propomos através desta é que a verba destinada a este projeto seja utilizada não para geração de mais vagas para o sempre crescente número de veículos no Distrito Federal, mas sim para a melhoria das condições do transporte público.

Citamos algumas das melhorias que podem ser realizadas com esta verba:
- Aquisição de novos ônibus para as frotas;
- Criação de novas linhas a locais de difícil acesso e ao Entorno;
- Maior disponibilidade de horários para todas as linhas;
- Melhoria na fiscalização do serviço prestado pelas companhias responsáveis pelo transporte público - através de novas contratações e aumento de exigências;
- Campanha publicitária a favor do uso de transporte coletivo.

Consideramos que tais investimentos sejam uma solução plausível não apenas ao problema específico da Esplanada dos Ministérios, mas para todos os problemas decorrentes do aumento do número de veículos.

Consideramos também que tais medidas são favoráveis à sustentabilidade fiscal e ambiental, sendo não apenas mais viáveis a longo prazo economicamente, mas também indo de encontro às propostas estabelecidas em diversas reuniões de líderes mundiais a respeito do Meio Ambiente, como a recente Rio+20, bem como também estão de acordo com as propostas estabelecidas no Protocolo de Kyoto.

Com todas as vantagens possíveis através do investimento em transporte público, e não em um Complexo Sub Esplanada, é questionável a realização de um projeto que atende ao interesse de poucos, pouco faz em relação ao problema de locomoção no Distrito Federal, precário em diversas áreas deste, que visa o interesse particular restrito aos proprietários de veículos, e, por fim, que propõe uma solução temporária antiquada a um problema contemporâneo das grandes cidades que já se provou ter uma única solução: a melhoria do transporte público.

1.785 Pessoas