Abaixo-assinado melhoras nos ônibus EMTUs da Baixada Santista

Para: Moradores da Baixada Santista, ou que utilizam o transporte público

Petição pública para a diminuição da passagem de ônibus de R$3,60, e a favor da execução (urgente!) de medidas em prol da melhora do transporte público metropolitano nas cidades da Baixada Santista (tal como ar-condicionado em seus interiores ou uma ventilação melhor).

No início do mês de Fevereiro aumentaram a passagem de ônibus intermunicipais que antes era de R$ 3,35 para R$3,60, ou de R$ 2,90 para R$ 3,10. Apesar deste aumento no preço da passagem, o governo ainda propõe o aumento dos recursos que são repassados todos os anos às empresas de ônibus em forma de subsídios. De acordo com a EMTU o reajuste será de 7% em todas as linhas que cobre os 9 municípios da região além das regiões metropolitanas de São Paulo e Campinas.
Sempre o mesmo argumento é dado para os usuários, aquele de todos os anos, de que os aumentos são necessários para melhorar o transporte, porem tal argumento não merece crédito. Há anos o transporte público na Baixada Santista não supre as necessidades dos moradores e comerciantes que não tem outra opção a não ser utilizar o transporte público.
Há anos a população não vê os resultados desses ajustes e aumentos. No caso da maioria das linhas de ônibus, a quantidade de veículos é insuficiente para atender a demanda nos horários de pico, obrigando os cidadãos a aceitar esperar horas por um ônibus, que demora cerca de 1 hora, e se submete a um transporte desumano, de tão superlotado e sem infra-estrutura para arejar no interior do veículo, causando mal-estar aos passageiros, que por muitas vezes chegam a desmaiar ou vomitar. Além disso, esses veículos estão funcionando em péssimas condições de segurança e conforto, incluindo nesta problemática o fato de que as ruas e avenidas, principalmente de bairros, possuem pavimento impróprio (cheio de buracos e desníveis) para o tráfego.
A resolução de tais deficiências no transporte público na Baixada Santista (problemas que há anos afligem quem mora nestas cidades e agora alcançam seu gargalo) se faz urgente. Todos sabem que investindo no transporte público se resolvem outros problemas, como o congestionamento e a poluição.
Mas os problemas apresentados devem ser resolvidos com os recursos que já foram repassados em todos esses anos anteriores, às companhias de ônibus, via subsídios e cobranças nas passagens, e não criando mais subsídios e cobranças maiores.
Creio que nenhum político se submeteria a usufruir do transporte público, pois sabem que dele carecem as comodidades do qual estão acostumados, e não teriam a capacidade de agüentar o que o restante da população tem que agüentar todos os dias (lotação, sem circulação de ar, falta de segurança, etc), seja para trabalhar ou estudar.

Assim, justifico e finalizo esta petição.