Abaixo-assinado Extinção da Eleição pela Legenda Partidária
Para: Congresso Nacional do Brasil
Prezado(a) Eleitor(a),
O voto é um direito de todos os cidadãos que vivem em regime democrático, e consiste em escolher individualmente o candidato que assumirá a representação de toda a sociedade.
Apesar de o voto no Brasil ser obrigatório para todas as pessoas alfabetizadas com idade entre 18 e 70 anos, ele contribui para eleger uma pessoa de forma legal, já que a lei prevê que uma pessoa somente poderá assumir cargos governamentais se elegidos com maior número de votação. É importante que o voto seja realizado a partir da satisfação do eleitor no candidato e nas possibilidades de melhoria.
Contudo, nem sempre o candidato com uma votação significativa é eleito, pois quando uma legenda obtém uma expressiva votação, isso contribui para que outros candidatos da legenda se elejam, mesmo não tendo recebido votos suficientes. Desta forma, se votamos em um candidato com elevado índice de aceitação e na mesma legenda há outro candidato sem representatividade, este último pode ser eleito pela legenda, não realizando a vontade dos eleitores nem satisfazendo o interesse público e democrático.
O voto de legenda não é democrático. Permite que um candidato com menos votos se eleja em detrimento de outro com muito mais votos.
Em 2010, apenas 7% dos deputados federais foram eleitos com os seus próprios votos (Revista Veja)
Atualmente os novos candidatos escolhem o partido pelo qual disputará as eleições não por sua ideologia, mas sim pela facilidade de se eleger.
Muitas vezes alguns políticos são eleitos com uma pequena margem de votos, favorecidos pelos chamados puxadores de votos, candidatos famosos ou geralmente, os mais poderosos.
Cria-se um poder paralelo, pois os eleitos através da força daquele político que o ajudou, certamente serão manipulados por ele.
Devemos sim, fortalecer os partidos. Mas antes, temos que colocar neles pessoas decentes, e não oportunistas.
Atualmente, quem apoia os candidatos não são os partidos, mas sim a pessoa (Aécio Neves, Pimentel, etc.).
Devemos lutar para que os candidatos eleitos sejam aqueles que receberam votos suficientes para representarem os eleitores, por isso pedimos que exerçam seu direito de voto e assinem democraticamente o abaixo-assinado pleiteando tal modificação na lei eleitoral.