Abaixo-assinado CONTRA A FALTA DE APOIO AO ALUNO
Para: SENHOR PRESIDENTE DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DR. RAUL BAUAB
Através deste ato, nós, bacharelandos do quinto ano de Direito das FACULDADES INTEGRADAS DE JAHU, resolvemos tornar pública nossa INDIGNAÇÃO e DECEPÇÃO com a instituição de ensino que NÓS escolhemos.
Nossa trajetória será sempre lembrada pela insígnia, pois levamos adiante o nome de onde graduamos, FACULDADES INTEGRADAS DE JAHU. Por tal razão, não queremos nada diferente que ORGULHO de termos feito a escolha certa no início de nossa vida profissional.
Contudo, deparamo-nos desde o começo do corrente ano letivo com acontecimentos que nos deixam enojados quando do assunto parte nossa Instituição de Ensino, razão pela qual nos unimos para tornar pública e, assim mostrar que a imagem que hoje passa essa instituição não é a nossa, mas sim autoritarista e hipócrita, dominante e desrespeitadora quanto da relação com seus alunos.
Tal manifestação não partiu de um só aluno ou, de um grupo de alunos, mas sim de uma massa significativa que de alguma forma foi lesada em seus direitos estudantis, ou ainda, por EMPATIA (PROCURE POR ESSE ADJETIVO, COORDENADOR)com os colegas.
Mas por que não resolver internamente? É simples. Porque não temos apoio acadêmico suficiente. O que não quer dizer que nunca tivemos, porém apenas não estamos tenho este ano.
Aqui, reunimos os pronunciamentos dos que a subscrevem em uma RESUMIDA reclamação e pedido de mudança.
- Vamos aos fatos, antes que fique extensa e nosso carrasco coordenador se canse de ler e indefira nossa opinião em razão de normas regimentais.-
Acontece que, quando um aluno solicita algo através de requerimento formal na secretaria, ele não deseja depois de em média 2 dias, ter seu pedido retornado com a mensagem: “indeferido por normas regimentais”. Poxa, se o aluno pede, ele tem seus motivos que, aliás, se faltam do pedido, este é indeferido por falta de justificação. Então, o MÍNIMO que poderia haver seria uma fundamentação plausível para o indeferimento ou, disponibilização clara dos tais regimentos internos, e não falamos dos disponíveis no website da instituição, mas sim uma cópia dos regimentos e estatutos devidamente registrados nos órgãos competentes. Entendemos que, se para escrever “indeferido por normas regimentais” nosso coordenador demora 2 dias, para fundamentar do jeito que ele exige dos alunos demoraria em torno de um mês, mas seria mais justo, não concorda Sr. Coordenador?
Isso não ocorreu em vezes isoladas, mas sim é o atual cotidiano estudantil.
Falta respeito com os alunos quando as ausências em sala de aula de MESES passados ainda não estão lançadas no sistema. Acabei de lembrar, enquanto redigimos, há nota de prova realizada há semanas que ainda não consta no sistema e, destino cruel, estamos há apenas 28 horas da realização do exame por aqueles que não conseguiram atingir a média.
Quando falamos que a instituição é HIPÓCRITA, não falamos nada além da relação com novamente nosso coordenador, ele que na investidura de seu cargo, representa a instituição para conosco. Nosso coordenador nos visitou em torno de 3 vezes esse ano em nossa sala de aula (que fofo), e nas poucas vezes se passou por um companheiro dos alunos, ofereceu-se a nos ajudar, mostrou apoiar-nos quando preciso, o que não aconteceu. Suas atitudes até me lembram um historinha bíblica: “..... coma a maçã, é tão gostosa....”. Pois é, caímos nessa também, coitada da Eva.
Não temos voz dentro da NOSSA instituição. Nosso coordenador não entende que ele é, com todo o respeito, um simples instrumento de colaboração para o bom rendimento dos alunos e da instituição. E não senhor coordenado, o senhor não é o deus da instituição.
Acreditamos que por ser escolhido dentre outros, nosso coordenador era capaz para assumir esta função com a competência necessária. O que não se mostrou verdadeiro no primeiro semestre deste ano.
Quanto aos professores, são heróis. Pois além de se dedicarem ao ensino, acabam recebendo nossas reclamações, uma vez que não temos acesso para reclamar com quem deveria receber nossas reclamações, nosso coordenador. Só temos a homenagear nossos professores.
Claro, não podemos generalizar. Mas entendemos, como alunos e como futuros operadores do DIREITO ,que JUSTIÇA se faz um passo de cada vez, então esses poucos serão alvos numa próxima oportunidade. Ou, não haverá mais alvos, pois acreditamos que os professores que aqui estariam sendo alvejados, são meros fantoches do nosso coordenador. O que nos faz temer por nossos verdadeiros ENSINADORES, pois para não serem manipulados devem estar sofrendo opressões nazistas.
Aliás, chegamos a um comparativo excelente das atitudes de nosso coordenador com o NAZISMO. Não amplamente, por óbvio, mas sim pelas estratégias militares utilizadas. O que seria de Hitler sem o caos que ele mesmo criou antes de exterminá-lo e ser o “deus” alemão. Por enquanto, nosso coordenador só está causando o caos, que pare por aí.