Abaixo-assinado em defesa da divulgação da Profissão Fisioterapia e Terapia Ocupacional pelo COFFITO e CREFITOS
Para: Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional - COFFITO e CREFITOS
Ao Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional - COFFITO e aos Presidentes dos Conselhos Regionais de Fisioterapia e Terapia Ocupacional - CREFITOS,
Nós,abaixo-assinados,Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais do Estado do Maranhão e demais Estados Brasileiros, diante da tamanha desvalorização sobre nossa profissão e preconceito gerado pela falta de informação viemos através deste exigir que seja realizada campanhas de conscientização, valorização e informação sobre a Fisioterapia e a Terapia Ocupacional.
Primeiro nossa carga horária semanal de 30 horas não está sendo respeitada por algumas empresas contratantes de diversos estados, o que nos submete a desvalorização salarial e profissional e ao desgaste físico.
A LEI Nº 8.856, DE 1º DE MARÇO DE 1994 que fixa a Jornada de Trabalho dos Profissionais Fisioterapeuta e Terapeuta Ocupacional, no Art. 1º diz: Os profissionais Fisioterapeuta e Terapeuta Ocupacional ficarão sujeitos à prestação máxima de 30 horas semanais de trabalho.
Segundo, nossos salários não condizem em maior parte ao piso salarial e à jornada de trabalho exercida.Segundo o Projeto de Lei 5979/09 institui piso salarial de R$ 4.650,00 para fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais. Há empresas que pagam, inacreditavelmente, R$ 800,00 ao mês para essas profissões, mesmo exercendo as 30 horas semanais. Concursos públicos em cidades interiores pagam até menos que o valor acima. Cadê o respeito por nossa profissão?
Terceiro e não menos importante nós Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais sofremos Bullying, PRECONCEITO e distinção de classe dentro de hospitais, clínicas, empresas, etc.
Principalmente os Terapeutas Ocupacionais por terem menos tempo de profissão regulamentada quando comparada à Fisioterapia e pela enorme falta de informação acerca da nossa formação profissional, definição da profissão, Especialidades e recursos terapêuticos utilizados nos atendimentos.
Somos chamados de recreadores, somos conhecidos como o profissional que só brinca com os pacientes, que faz croché. As pessoas ainda acham que nossa profissão é para "ocupar" o tempo das pessoas que não tem nada para fazer.
Como uma garota postou em uma rede social: "eu achava que terapia ocupacional era tipo uma terapia que 'vc' fazia em grupo e aprendia uma ocupação tipo artesanato e tal".
É assim que vamos ficar conhecidos TERAPEUTAS OCUPACIONAIS? E vocês FISIOTERAPEUTAS? Ainda vamos deixar as pessoas desinformadas nos criticarem e fazerem piada da nossa profissão? Onde fica o respeito? Onde fica os Conselhos? Senhores PRESIDENTES do COFFITO e CREFITOS, quando vocês irão despertar e tomar atitudes para mudar essa visão global sobre nossa profissão?
Somos mal atendidos e ainda pagamos taxas altíssimas para os Conselhos Regionais e nada eles fazem quando precisamos. A espera para tirar um documento é entre 3 e 9 meses. Vocês ainda cadastram os profissionais por meio de uma papelada que é enviada via correio e que em alguns Conselhos esperam acumular todos os documentos da semana para enviar às sextas-feiras. Cade a modernidade? a tecnologia? Ainda não adquiriram?!
Então peguem nossas taxas e nossas anuidades e façam PROPAGANDA SOBRE NOSSA PROFISSÃO! DIVULGUEM A DEFINIÇÃO DE FISIOTERAPIA E DE TERAPIA OCUPACIONAL. DIVULGUEM O QUE FAZEMOS, A DIFERENÇA ENTRE ESSAS DUAS CLASSES. FAÇAM CAMPANHAS DE CONSCIENTIZAÇÃO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA SOBRE NOSSAS PROFISSÕES. Há Estados que mal sabem o que a Terapia Ocupacional, como Teresina - PI.
Queremos MELHORES SALÁRIOS, MAIS VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL E MAIS RESPEITO. Até a rede Globo de Televisão faz mal uso de nossas profissões ao representa-lás na ficção. Põe definições erradas sobre o Fisioterapeuta e Terapeuta Ocupacional.
Queremos MELHORES SALÁRIOS, MAIS VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL E MAIS RESPEITO.
FAÇAM CAMPANHAS, DIVULGUEM NAS REDES TELEVISIVAS NOSSAS PROFISSÕES! MOSTREM QUE TEMOS FORÇA E QUE SOMOS TÃO IMPORTANTES COMO TODAS AS OUTRAS PROFISSÕES!
Por Todos os Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais.