Pela floresta em pé! Nós queremos a criação de uma nova área de Proteção Integral em Jacarepaguá!

Para: Secretaria Municipal de Meio Ambiente

A cidade do Rio de Janeiro é muito marcada por sua beleza, em grande parte por causa dos seus morros com floresta. No entanto, existe uma larga faixa de morros florestados em Jacarepaguá que não tem em si qualquer tipo de delimitação de uma unidade de conservação.

Essa área está situada entre os limites do Parque Nacional da Tijuca (este bem protegido) e os limites urbanos (bairros da Freguesia, Pechincha, Anil, Rio das Pedras e Muzema) e sofre de frequentes avanços de desmatamento — dos incêndios à expansão do mercado imobiliário.

Por isso, demandamos que uma unidade de conservação da natureza seja criada em toda essa região antes que seja tarde demais.
  1. Actualização #3 Trilha com a secretária de meio ambiente Tainá!

Criado em domingo, 8 de outubro de 2023

Ontem, 07/10/2023, a AMAF e a secretária de meio ambiente e clima Tainá de Paula fez a trilha no Rio Papagaio, podendo ressaltar o potencial de uso e a grandiosidade de uma pequena parte da mata que queremos que vire uma Unidade de Conservação da Natureza. Fizemos essa trilha em conjunto com grupos de reflorestamento (Reflorestamento Quititte e Reflorestamente Urubu) assim como com o Legislação Ambiental para Todos. Quem quiser saber mais, pode consultar o nosso site. http://www.amafreguesia.org/trilha-com-a-secretaria-de-ambiente-e-clima-taina-de-paula/

2. Actualização #2 Notícia em Jornal O Globo

Criado em terça-feira, 21 de março de 2023

"Petição de moradores pede nova unidade de conservação em Jacarepaguá" Jornal O Globo em 19/03/2023 (versão impressa) e 20/03/2023 (versão online) noticiou a campanha FLORESTA EM PÉ JACAREPAGUÁ e a entrega da petição para a secretária de ambiente e clima Tainá de Paula! https://oglobo.globo.com/rio/bairros/barra/noticia/2023/03/peticao-de-moradores-pede-nova-unidade-de-conservacao-em-jacarepagua.ghtml

3. Actualização #1 Petição entregue à Secretária de Ambiente e Clima!

Criado em domingo, 5 de março de 2023

Na quinta-feira, 02 de março, entregamos a petição à Tainá de Paula (Secretária de Ambiente e Clima). Apresentamos os recursos naturais, como o conjunto arbóreo, a rica fauna assim como o grande volume de cursos e quedas d’água, destacando as famosas cachoeiras que poderiam estar dentro de uma unidade de conservação. Com essa reunião e a entrega da petição com o abaixo-assinado, a promessa é que seja iniciado o processo de estudo técnico da SMAC (Secretaria Municipal de Ambiente e Clima, a antiga Secretaria de Meio Ambiente da Cidade). Código do Processo: MAB-PRO-2022/01073 No site da Associação, há mais detalhes: http://www.amafreguesia.org/floresta-em-pe-jacarepagua-entrega-da-peticao-a-secretaria/

1.412 Pessoas