Pedido de SOCORRO: Proprietários de veículos Ford com transmissão PowerShift (DPS6/6DCT250).
Para: SENACON, MJSP. MPMG, MPSP
Pedido do SOCORRO dos proprietários de veículos Ford equipados com transmissão PowerShift (DPS6/6DCT250).
Com referência:
https://www.freep.com/in-depth/money/cars/ford/2019/12/05/ford-focus-fiesta-dps-6-transmission-problems/4243091002/
Prezados Senhores,
Somos um grupo que reúne ativamente mais de uma centena de consumidores com um problema em comum: Veículos Ford com a Transmissão PowerShift – Vício Redibitório.
Toda a sociedade está exposta diante da leniência dos órgãos de defesa dos consumidores, sobretudo da Secretaria Nacional do Consumidor - SENACON.
Trata-se de vício redibitório em veículos da Motor Company do Brasil Ltda, os quais têm o sistema de câmbio denominado PowerShift (DPS6/6DCT250).
A transmissão PowerShift está presente no Brasil nos modelos Ford New Fiesta, Focus e na EcoSport, entre 2012 a 2018.
Com durabilidade mínima estimada pela Ford de 240.000 km, nunca alcançou nem de perto esta marca, sendo frequentes falhas catastróficas com intervalos de 5 mil à 50 mil km.
O vício do PowerShift é insanável, não possuindo qualquer reparação proposta pelo fabricante que lhe traga normalidade com confiabilidade duradoura.
A manifestação dos problemas da transmissão PowerShift fica evidente para os condutores dos veículos através de trancos, perda de potência, solavancos, reduções abruptas e acelerações intempestivas, resultando em risco à saúde e segurança do condutor e demais ocupantes do veículo e/ou à de terceiros, com elevado potencial para causar acidentes letais.
No Brasil a Ford atribui o a origem do problema a eventual “mínimo” vazamento de óleo; fato este já elucidado por levantamento do MPMG que depreendeu que esta não era a origem do problema, visto que apenas em 15% dos casos analisados de reclamações de consumidores que procuraram a Promotoria de Defesa do Consumidor haviam tal ocorrência.
A Ford tenta dar um ar de “simplicidade e facilidade” aos vários problemas relacionados à
Transmissão PowerShift, para parecer que há soluções viáveis. Tudo seria trivial.
Ao protelar uma solução para o problema, além de ganhar tempo, a Ford ainda ganha com a natural redução da frota circulante, devido a outros fatores que ocasionam a retirada de vários veículos de circulação, como defeitos de outros componentes, sinistros etc.
Aqui na América do Sul, já existem até reportagens relatando a condenação/acordo coletivo da Ford na Argentina.
https://www.assobrav.com.br/noticias/fique-atento/ford-indenizacao-de-cliente-argentino-por-causa-do-powershift/
No Brasil a Ford fez uma Campanha de Satisfação dos Consumidores para o Fiesta, Focus e EcoSport, além de ampliar a garantia contratual para 10 anos ou 160.000 km somente para o modulo TCM; e para os demais elementos da embreagem age de forma sorrateira, concedendo garantia parcial (7 anos), mas condicionando a troca de alguns outros componentes para o recebimento da garantia do TCM.
As concessionárias Ford condicionam o atendimento da “Garantia Contratual Estendida” à troca de outros componentes com valores que vão de R$ 5 mil a 12 mil para então conceder a garantia do TCM (Módulo Eletrônico de Controle da Transmissão) que tem valor de +/- R$ 2 mil.
Nos EUA houve um acordo coletivo (com direito a recompra) diante do reconhecimento do vício, e em outras regiões e países também foram feitas campanhas, bem como o pagamento de milhões de dólares em multas e até recompra, como foi o caso citado na Tailândia, onde 200 exemplares do Fiesta retornaram para a Ford.
Vejamos algumas outras publicações:
https://quatrorodas.abril.com.br/noticias/ford-sofre-acao-coletiva-por-cambio-powershift-na-australia/
https://www.autossegredos.com.br/marcas/ford-marcas/ford-amplia-garantia-de-cambio-powershift-para-10-anos/
O que vemos é que a Ford vem tentando manobras protelatórias de extensão da garantia contratual de alguns elementos da transmissão, para que o vício oculto insanável não fique caracterizado, numa clara intenção de procrastinar “uma solução” que sabe não existir para o problema!
CONCLUSÃO:
O SENACON (Órgão que regulamenta o Recall no Brasil) narra que possui acordos de cooperação internacional, até mesmo com a NHTSA do Governo Americano. O que ficou evidenciado para lá, valeria para cá! O vício reconhecido lá, mesmo que não configure Recall para os americanos, é motivo de Recall para os Brasileiros!
https://www.justica.gov.br/news/boletim-saude-e-seguranca-do-consumidor-2015.pdf
Página 51:
... CPSC, da National Highway Traffic Safety Administration – NHTSA, ambas americanas; …
No Brasil o Direito do Consumidor é mais amplo: Saúde financeira também é levada em conta!
https://www.justica.gov.br/news/boletim-saude-e-seguranca-do-consumidor-2015.pdf
Página 5:
“.... O recall também tem por objetivo reparar ou substituir o produto ou serviço defeituoso, de modo que o consumidor não tenha seu patrimônio diminuído ou sua expectativa frustrada.”
https://www.justica.gov.br/seus-direitos/consumidor/saude-e-seguranca/recall
Que a Ford e o SENACON não queiram admitir a existência do risco a saúde e integridade física, mesmo assim o Recall decorrente do Acidente de Consumo (leia-se prejuízos) é devido e imperioso!
Gostaríamos de pedir ao MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública) que juntamente com o SENACON (Secretaria Nacional do Consumidor) abra uma área de registro exclusivo aos proprietários de veículos com transmissão PowerShift para que demonstremos a abrangência, frequência e gravidade das ocorrências, além dos prejuízos.
Em tempo, que na eventualidade de conhecimento de acordos escusos, seja possível fazer a denúncia para que MJSP investigue.
Em um levantamento bem resumido dos veículos afetados pelo problema da transmissão PowerShift no Brasil a Ford relacionou mais de 128 mil! Mas certamente são muito mais!!!
Este pedido de SOCORRO dos proprietários de veículos Ford com a transmissão PowerShift é URGENTE, haja visto que toda a mídia convencional e os órgãos da justiça brasileira estão ocultando os fatos.
Cordialmente,
Os #FordidosPelaFord
|
Já Assinaram
708
Pessoas
O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.
|