VACINA CONTRA H1N1 PARA TODOS, SEM RESTRIÇÕES
Para: MINISTÉRIO DA SAÚDE E SECRETARIA ESTADUAL DA SAÚDE DA BAHIA
Diante do quadro de epidemia que assola o Brasil, com o vírus da H1N1, no qual, já registrou 2.375 casos da gripe com 470 mortes por H1N1 este ano até o dia 09 de maio, segundo boletim divulgado pelo Ministério da Saúde nesta segunda-feira (16). Em apenas uma semana, entre 09 e 16 de abril, foram registradas 77 novas mortes.
Ora, se a população privada de liberdade tem direito no uso da vacinação, seguindo esse mesmo raciocino e logica, os professores, estudantes, motoristas de ônibus e, toda população que utiliza o transporte coletivo em massa, também possui esse direito, não por estar privado de sua liberdade, mas pelo fato de estarem aglomerados em um só lugar e muita das vezes de forma precária.
Destarte, é importante destacar que o chamado “Grupo de Risco” é muito mais vasto, se é que podemos denominar desta forma, pois a saúde tem que ser garantida pelo Estado a todos, sendo direito de todo cidadão, independente de grupo a que venha pertencer.
Ademais, o vírus da influenza se dissemina muito rápido, de pessoa para pessoa especialmente através de tosse ou espirros do indivíduo infectado. Note-se que, a transmissão do vírus não escolhe qual o grupo de pessoas vai ou não ser infectada. E com a atitude tomada pelo Estado em priorizar alguns “grupos” é clara a seleção de quem vai morrer ou não, prova disso é o número de casos em que os pacientes foram a óbito.
Note-se que rodoviários, as pessoas que dependem do transporte publico de massa, e nos dias de chuvas têm que fechar as janelas, professores, alunos em sala de aula, taxistas e diversas outras classes que não entraram na “cota/rol” de prioridades, sendo que os citados estão totalmente expostos e vulneráveis ao vírus H1N1, pois estão a todo tempo em contato com a população.
Insta salientar que tal vacina para prevenção contra o vírus H1N1, tem custo extremamente elevado para os padrões sociais de grande parte da população baiana, pois já arcam com uma grande carga tributária e que já vem sofrendo com toda a crise que o país vem passando, prova disso é o alto número de desemprego como demonstrado em TODOS os veículos de comunicação.
A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais que visem à redução de risco de doenças e de outros agravos e ao acesso UNIVERSAL e IGUALITÁRIO às ações e serviços para a sua promoção e proteção. Como a vacina é o único meio para prevenção e combate ao vírus, é indispensável o acesso IMEDIATO a toda população.
Importante ressaltar que sendo garantida a vacina a toda sociedade, não vamos onerar os cofres públicos, pois as pessoas que tiverem acesso, não vão futuramente dar entrada nos hospitais públicos em decorrência do vírus em destaque.
Diante dos fatos acimas lançados, solicitamos que o Ministério da Saúde possa liberar vacinação contra Vírus H1N1 para toda população baiana sem restrições, fazendo valer-se nossa Constituição Federal do Brasil no seu Art. 196.