Abaixo-assinado Apoio ao Projeto do Novo Mercado Distrital do Cruzeiro-BH

Para: Prefeitura de Belo Horizonte

Nós, abaixo assinados, apoiamos o Projeto de Total Revitalização do Mercado Distrital do Cruzeiro e do Parque Amilcar Viana Martins, fruto de uma concorrência pública publicada pela Prefeitura de Belo Horizonte em junho de 2010 (PMI 05-2010), o qual tem as seguintes características:
• Modalidade de Concessão Pública com prazo definido, com todos os investimentos a serem feitos pela iniciativa privada, remuneração à Prefeitura de BH pelo uso do terreno, e a entrega de todo o patrimônio construído para a Prefeitura ao final do período da Concessão;
• Fiel obediência a todas as normas e exigências da Legislação vigente;
• Manutenção da mesma posição relativa do Mercado no terreno, com ampliação da sua área em mais de 30%;
• Garantia para os atuais comerciantes do Mercado de que serão mantidos os valores atualmente pagos como permissão de uso e taxa de condomínio, assim como cada comerciante receberá uma nova área do mesmo tamanho da as áreas de cada uma das bancas serão mantidos no projeto do novo Mercado;
• Garantia de cobertura financeira para compensar eventuais prejuízos dos comerciantes decorrentes do tempo necessário para a mobilização dos mesmos no período das obras;
• Não haverá supressão de árvores existentes;
• Criação de áreas livres a céu aberto para a convivência e lazer dos usuários do Mercado e moradores do bairro;
• Integração com acesso livre entre o Novo Mercado, Parque Amílcar Viana Martins e Campus da FUMEC;
• Revitalização do orquidário existente no Parque;
• Restauração da Caixa D’Água histórica existente no Parque e criação do Museu das Águas no local;
• Criação de elementos sinérgicos para agregar valor ao comércio no Mercado:
o Centro Gastronômico em Mezanino na área do novo Mercado;
o Centro Comercial de pequeno porte;
o Hotel com duas classificações (Ala 3* e ala 5*);
o Centro de Convenções Multiuso
• Estacionamento superdimensionado com 1.900 vagas, sendo 800 dessas vagas destinadas para absorver alunos e professores da FUMEC que hoje ocupam cerca de 8km de ruas do bairro (1 lado);
• Total acessibilidade em todas as áreas e em todos os níveis do empreendimento.
Em resumo, os benefícios gerados por esse empreendimento são muitos, destacando-se a melhoria do fluxo de tráfego no entorno da FUMEC, o aumento do prazo dos permissionários que passaria de 1 (um) ano para 30 (trinta) anos, a criação de áreas de convivência e lazer a céu aberto franqueadas ao público em geral, a geração de mais de 1.500 empregos diretos, a enorme valorização nos imóveis da região, a atração de turistas para o local, o aumento considerável no faturamento dos comerciantes do Mercado, e tantas outras...