Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Apoie este Abaixo-Assinado. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

CAMPANHA PELA DIGNIDADE INDÍGENA NA UFFS

Para: Reitor da UFFS

Através do presente abaixo assinado, apresentamos nossas reivindicações, que são diversas, desde o campo acadêmico até nossa subsistência.
Nossa reivindicação é no sentido de garantirmos nossa permanência na UFFS, mas ela precisa ser com dignidade e efetiva valorização. Evidentemente que estarmos na Universidade Federal da Fronteira Sul já é um movimento de acolhida. No entanto, não é suficiente, pois, mesmo compreendendo a dificuldade de muitos estudantes não-indígenas, a nossa situação é complexa, tendo em vista quem vem da aldeia, que somos a maioria, não possuímos familiares com renda financeira suficiente para nos amparar, portanto, quando não temos recursos não temos também a quem recorrer para conseguir, motivo pelo qual muitos de nós abandonamos os estudos ou acaba se sacrificando demasiadamente para continuar.
Soma-se a isso todo o processo de exclusão histórica e do constante massacre social, cultural e da subsistência, que fomos expostos pelos brancos que se apossaram das nossas terras destruindo por completo nosso processo evolutivo, nossos recursos naturais e nossa ligação com a natureza, portanto, boa parte dos povos indígenas são sem-terra, sem cultura, sem nação e sem esperança.
Aqui na UFFS, não temos moradia estudantil e somos forçados a buscar aluguéis que estão além da nossa condição financeira. Além disso, há muita burocracia para alugar uma casa ou apartamento e a maioria dos alunos indígenas que vem de outros estados não sabe dessa situação. Ainda, para alugar uma casa ou apartamento, precisa ter dinheiro, usar cartão de crédito, ter avalista e outra coisas mais. Não tendo isso os preços são exorbitantes.
Para os que viemos de outras regiões a situação é ainda mais delicada, por exemplo, quem veio de São Gabriel/Amazonas, recebia o “bolsa família”, mas chegando aqui foi cancelado, pois a assistência social de Erechim disse que só podia receber quem tivesse o apartamento ou casa em seu nome (CRAS). Assim, sem esse benefício que contávamos para morar aqui e estudar ficou ainda mais complicado e isso deve ser a realidade existente em outros campi.
Também tem o problema da bolsa permanência que alguns não recebemos. Enfim, com os auxílios que recebemos não conseguimos pagar as despesas com moradia, transporte e alimentação. Para realmente sermos incluídos precisamos, com urgência que mais recursos sejam destinados, para a manutenção dos estudantes indígenas na UFFS.
Portanto, a solicitação da gratuidade da alimentação no restaurante universitário aos estudantes comprovadamente indígenas, que estejam regularmente matriculados e cumprindo as regras acadêmicas e institucionais é um pequeno gesto institucional reparador da humilhação experimentada pelas diversas nações indígenas que habitavam/habitam o Brasil, antes da chegada dos brancos.
Essa medida, da alimentação gratuita no restaurante universitário não resolve o problema, mas entendemos que é uma possibilidade concreta e pode amenizar a situação de angústia vivida por muitos estudantes indígenas da UFFS.
Contamos com a sensibilidade das direções de campus e da reitoria para resolver esta situação, garantindo a permanência dos estudantes indígenas na universidade com dignidade.

Segue abaixo assinados (estudantes indígenas e apoiadores)




Qual a sua opinião?


Esta petição foi criada em 09 setembro 2023
O atual abaixo-assinado encontra-se alojado no site Petição Publica Brasil que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Brasileiros apoiarem as causas em que acreditam e criarem abaixos-assinados online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor do Abaixo-Assinado poderá fazê-lo através do seguinte link Contatar Autor
Já Assinaram
132 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.

Outros Abaixo-Assinados que podem interessar