Abaixo-assinado Mudança da data dos testes para os Grupos Jovens da EMESP
Para: Direção e Coordenação Pedagógica da EMESP
Nós, estudantes do Festival de Música de Santa Catarina (FEMUSC), solicitamos aos senhores Paulo Zuben, Adriana Schincariol Vercellino, Paulo Braga, Renato Bandel e Sergio Kafejian, membros da direção e coordenação pedagógica da EMESP, que revejam as datas para a aplicação dos testes para os Grupos Jovens de 2013.
Esta solicitação se justifica pelo fato de que as provas estão marcadas para acontecerem em dias em que estará acontecendo um dos maiores festivais de música da América Latina (o FEMUSC este ano contará com a participação de 500 estudantes de música de todo o Brasil e outros países), que vai do dia 20/01 até 02/02. Considerando que, tradicionalmente, os meses de janeiro e julho são usados pelos estudantes de música para aperfeiçoarem suas técnicas e adquirirem experiência musical, achamos justo termos o direito de fazê-lo.
Os 500 alunos do festival estão ser organizando desde o inicio de outubro de 2012, comprando passagens aeras, fazendo reservas em hotéis, fazendo todos os preparativos para o festival. Com isso, gastaram uma boa quantia em dinheiro, contando que seu direito de estudar em festivais seria totalmente respeitado. Porém, muitos dos estudantes que se esforçaram tanto para serem aceitos no FEMUSC vão acabar perdendo a chance se aprimorar, pois dependem do resultado dos testes para os grupos jovens para se planejarem durante o resto do ano.
Os testes sendo entre os dias 28/01 e 31/01 não prejudicariam apenas os mais de 70 participantes paulistas do FEMUSC (muitos, alunos da EMESP), mas sim, todos os participantes de outros estados e países, sendo que a EMESP é uma instituição de enorme importância no cenário musical brasileiro e internacional, e gente de toda a parte do mundo participa dos testes para os grupos jovens.
Ressaltamos a impossibilidade do adiantamento dos testes, pois inúmeros festivais estarão ocorrendo também, como o Festival Música nas Montanhas (06/01 - 19/01); Festival Internacional Sesc de Música (14/01 - 26/01); Oficina de Música de Curitiba (09/01-29/01) e Curso Internacional de Verão da Escola de Música de Brasília (15/01 - 26/01). Então, para que os jovens músicos que se dedicaram para serem aprovados nestes festivais de nível artístico tão elevado não sejam prejudicados, pedimos que a possibilidade de os testes serem adiados para a semana posterior ao dia 03/02 seja avaliada cuidadosamente pelos senhores.
Muito obrigado.