Abaixo assinado contra a construção do campo de futebol entre as ruas Tokuchika Miki e Engenheiro Thomaz Magalhães
Para: Exmo. Sr.Prefeito da cidade de São Paulo, Ricardo Nunes
LEIAM COM ATENÇÃO A INTRODUÇÃO DESTE DOCUMENTO E ASSINE A PETIÇÃO
É muito importante a participação de todos pois precisamos destas informações para mostrar aos órgãos públicos que este campo foi projetado contra a vontade e ciência dos moradores.
É importante também que cada morador da casa assine a petição individualmente.
Em nossa região existe uma área da prefeitura que há anos se discute junto aos moradores, um destino útil e que estes possam usufruir, que fica entre as ruas Tokuchika Miki e Engenheiro Thomaz Magalhães. Várias opções foram discutidas: Eco Ponto, Compostagem, Hospital Veterinário e por fim área verde para os moradores. Quando foi iniciado a obra entendemos que o que estava sendo feito era a nossa “área verde”, tanto que na placa da obra está escrito “REVITALIZAÇÃO DE ÁREA PUBLICA”, então ficamos todos felizes pois a nossa região precisa de espaços assim. Porém, sem que fossemos consultados ou informados, esta área verde se transformou em um CAMPO DE FUTEBOL CONTROLADO/ADMINISTRADO POR TIMES DE FUTEBOL.
Segundo o que foi relatado em reunião na subprefeitura este projeto foi enviado a subprefeitura por parte do gabinete da vereadora Edir Sales a pedido de 4 times de futebol que tem o interesse de revezar na administração e exploração do campo entre eles.
Nós moradores não queremos mais um CAMPO DE FUTEBOL CONTROLADO/ADMINISTRADO POR TIMES DE FUTEBOL, pois em nossa região já são muitos, que além de atender somente a um segmento de público, que em sua maioria, não são moradores da nossa região, hoje até veem times e pessoas de todos os lugares de São Paulo e até mesmo de cidades do interior para jogar em campos como este, tumultuando a nossa região.
Segue alguns dos campos que já existem em nossa região: Clube Desportivo Municipal Vila Califórnia, Rua Antenas, 568; CDC Veneza Independente, Rua Padre Raimundo da Silva, 598 Vila Califórnia; Atlético Vila Alpina, Rua Marques de Santo Amaro, 49; CDC Flor de Maio-Estrela Marinha, Campo na rua Três Pedras, 835; Clube do Flor de Maio, rua Duas Barras, 154; Clube Estrela Marinha, rua Três pedras, 835; Clube Esportivo Vila Bela, Rua Samura, 346 Vila Bela.
Consultamos moradores da nossa região que moram próximos a alguns destes campos e eles fizeram alguns relatos:
1) Tumulto na rua com carros que são estacionados em todos os espaços da rua nos momentos que tem jogos, principalmente aos finais de semana, carros são estacionados nos dois lados da rua inclusive em frente de guias rebaixadas onde tem garagens.
2) Motoristas que deixam os carros em guias rebaixadas e desaparecem, quando é preciso tirar os carros não encontram os proprietários que muitas vezes estão na partida corrente.
3) O transito se intensifica por conta do volume dos carros que tem estacionados.
4) Os moradores não têm liberdade de receber visitas aos finais de semana pelo barulho e por não ter lugar para seus visitantes estacionar os seus carros.
5) Aos finais de semana, os moradores, não conseguem descansar até um pouco mais tarde pois as 6:40 da manhã começa a movimentação na rua para os jogos que iniciam as 7:00 da manhã.
6) Tem moradores que tiveram que substituir suas janelas por antirruídos e/ou envidraçar suas sacadas para diminuir o barulho, neste local tem:
• Gritaria de torcida.
• Gritaria do jogo.
• Gritaria de comercio clandestino.
• Gritaria pelo tumulto de carros (buzinas).
• Palavrões (em quantidade imensa).
• Gritaria de brigas entre os envolvidos com os jogos entre si.
• Gritaria de brigas entre os envolvidos com os jogos e os moradores.
7) Comercio/barraquinhas que vendem bebidas e comidas deixam a rua toda suja, não limpam quando acaba o evento.
8) A quadra não serve a nossa comunidade e sim a agenda dos clubes pois para os jogos/campeonatos que acontecem vem times de diversos lugares, até mesmo do interior, não é uma benfeitoria para a comunidade local.
9) Tem moradores que decidiram se ausentar de suas casas aos finais de semana para poder ter um pouco de tranquilidade e poder descansar aos finais de semana.
10) Tem moradores que não conseguem mais passear com seus pets na rua por conta dos jogos e são obrigados a irem para outras ruas (inclusive a maioria deles vão para a rua Tokuchika Miki, passear com seus cães, local onde está sendo feito o novo campo.
De forma geral, a administração destes tipos de CAMPOS DE FUTEBOL CONTROLADOS/ADMINISTRADOS POR TIMES DE FUTEBOL tem de oferecer para a comunidade, de forma gratuita, 20% das vagas que a escolinha de futebol oferecer no mercado. Porém, eles não costumam ter escolinhas de futebol, então, 20% de nada, é “zero vagas”, não tem escolinhas de futebol gratuita para os filhos de moradores da redondeza. Quando são cobradas estas aulas a direção diz que não conseguem professor que aceite dar aulas gratuitamente para as crianças. Então, nos projetos são prometidas benfeitorias que não são possíveis de serem cumpridas, claro que sempre tem exceções, mas estas ações só existem quando já faz parte da cultura daqueles que estão administrando naquele momento, o que não é garantido neste tipo de administração.
Um único aspecto positivo que foi relatado por um morador de um destes campos é que no exato momento em que está acontecendo os jogos não tem roubos praticados próximo ao campo. Porem em conversa com especialistas em segurança, tanto da inciativa pública quanto privada, deixaram claro que esta impressão é ilusória, pois os assaltantes não vão assaltar nestes momentos pois eles não sabem quem são os donos dos carros, possíveis alvos de furtos e nem onde estes donos estão, e mesmo com relação as casas, é mais difícil pois os moradores além de poder estar assistindo ao jogo também deixam suas casas mais fechadas pelo número de pessoas na rua, mas estes momentos são utilizados pelos assaltantes para observar a rotina das casas sem serem percebidos . Porém, as casas mais distantes do campo se tornam alvos, pois além da atenção estarem voltadas para o campo, o volume de pessoas torna a fuga mais fácil, pois os assaltantes facilmente se misturam aos torcedores/jogadores.
Com este CAMPO DE FUTEBOL CONTROLADO/ADMINISTRADO POR TIMES DE FUTEBOL em nossa rua, além de acabar com a paz, tranquilidade e sossego dos nossos lares, nos trazem todos os problemas apontados pelos moradores que moram próximos de outros campos, ainda irá fazer com que nossas casas e apartamentos percam valor de venda e fiquem difíceis de serem vendidos ou alugados se/quando necessário.
Estamos correndo contra o tempo pois as obras do campo já se iniciaram e temos pouco tempo para reverter esta situação.
Precisamos nos mobilizar e colher o máximo de assinaturas de moradores do entorno do campo e nas proximidades da nossa comunidade