Abaixo-assinado Genética Clínica no Sistema Único de Saúde imediatamente!

Para: Secretaria de Atenção à Saúde e Ministério Público Federal

GENÉTICA NO SUS JÁ!

SOCIEDADE BRASILEIRA DE GENÉTICA MÉDICA E ALIANÇA BRASILEIRA DE GENÉTICA INFORMAM AO POVO BRASILEIRO QUE A IMPLANTAÇÃO DA GENÉTICA NO SUS NÃO SAIU DO PAPEL!

A Diretoria e os associados da Sociedade Brasileira de Genética Médica (SBGM), sociedade de especialidade que congrega os médicos geneticistas brasileiros, e a Diretoria e os membros da Aliança Brasileira de Genética (ABG), organização não governamental que congrega pacientes e familiares com doenças genéticas, concluíram que apesar de publicada no Diário Oficial da União em 21 de janeiro de 2009, a Portaria 81/09 do Ministério da Saúde que institui oficialmente no âmbito do SUS a Política Nacional de Atenção Integral em Genética Clínica ainda depende da aprovação da Secretaria de Atenção à Saúde.

Lamentamos que passados 5 meses (28/10/09), ainda não tenha sido publicada a Portaria definitiva que regulamentará o funcionamento dos Serviços de Genética, portaria esta que deveria ter sido publicada pela Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, logo após a publicação da Portaria do Ministro.

A Sociedade brasileira não pode mais esperar!

Genética no SUS já!

Dr. Salmo Raskin