Abaixo-assinado DIA DA CONSCIENCIA HUMANA

Para: PREFEITURA MUNICIPAL DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

A Diretoria Executiva da AVATARES – Associação Vanguardista de Artistas Transformadores das Artes Revolucionárias do estado do Espírito Santo e, a os cidadãos abaixo assinados e identificados, vem por meio desse solicitar, a inclusão, no calendário civil comemorativo municipal, do dia 09 de Abril, como o DIA DA CONSCIENCIA HUMANA, a partir desse ano de 2011.

Tal solicitação se faz dentro do nosso entendimento de que, os valores morais aos quais fomos criados e, que são a base tradicional das famílias brasileiras, hoje se encontram distorcidos, falidos, esquecidos; o caos toma conta do ser humano e do planeta. Palavras mágicas: Desculpe, Obrigado, Por Favor, Com Licença, estão sendo ceifadas do vocabulário atual dos jovens; o senso de justiça já não é mais um mero motivo de protesto, enfim, aos poucos vamos embrutecendo-nos e, esquecendo nosso maior essência: a humanidade. Esquecendo que sem caridade nada faz sentido e que mesmo que não ofereçamos a outra face, devemos amar nosso próximo como a nós mesmos.

Vamos então, a partir de 2011, usar o 09/04 não como um dia de folga, posto que não será feriado; mas vamos usá-lo para exercitarmos em cem por cento nossa humanidade; um dia para reflexão. Vamos ajudar um idoso a atravessar uma rua, vamos visitar um asilo, um orfanato ou hospital, vamos pedir “licença” ao entrar ou sair, vamos pedir desculpas, vamos dizer “obrigado”, vamos sorrir sinceramente, vamos dizer: “por favor”, vamos doar sangue, vamos o Livro Sagrado da religião que seguimos, vamos vasculhar nossa casa e cuidar para que dengue não se prolifere, vamos esvaziar as gavetas e nos livrar do que não precisamos mais, mas que sé muito necessário, para o outro; vamos ter a consciência de que somos humanos e conviver, harmoniosamente com nossos semelhantes; e pelo menos por um dia assistir nossa autoridades, praticando efetivamente o que chamam de “responsabilidade social”. Utopia para muitos, para nós é uma maneira de movimentarmos entidades sociais sérias, para que nesse dia se mobilizem e, tentemos reescrever a época “banalidade-social” que hoje vivenciamos e, virar essa página com final relativamente feliz.

O ano de 2010 começou pedindo humanidade, solidariedade e paz; trazemos como exemplo o ocorrido no Rio de Janeiro e, perguntamos se não houvesse a solidariedade de todos, se os resultados não teriam sido ainda piores; bem como Chile e Haiti; o episódio de Nova Almeida em que um pai joga as filhas de uma ponte; aqui em Cachoeiro onde um carro em alta velocidade, na Linha Vermelha, tira a vida de uma mãe de família na e, foge sem prestar socorro. Onde está escondida, adormecida e banalizada, nossa HUMANIDADE?

É premente que pelo menos um dia no ano, possamos parar pra refletir, comemorar e avaliar nossa condição humana.
Sendo o que temos no momento, pedimos deferimento.

Angela Goulart
AVATARES – Projeto SIMBIOSE