Abaixo-assinado S.O.S. Cantareira

Para: Ministério Público

Abaixo assinado dos munícipes contrários à construção do trecho norte do Rodoanel em áreas de Amortecimento Ambiental do Parque Estadual da Cantareira.

O Movimento S.O.S Cantareira retorna resgatando o movimento inicial que em 2004, mobilizou uma passeata com 4.000 pessoas e fez ouvir os reais impactos do Rodoanel para a Maior Floresta Urbana do Planeta, paralisando as obras na região da Cantareira.

Com a construção do trecho norte Cantareira serão desmatados aproximadamente 100 hectares da zona de amortecimento da Serra, o que irá sem dúvida alterar substancialmente a qualidade de vida dos bairros de seu entorno, aumentando a propensão das ilhas de calor na região Norte e demais regiões paulistanas que já sofrem com as mudanças climáticas e com a poluição devido à expansão descontrolada da mancha urbana.

Na fauna, foram elencados diversos animais em risco de extinção: jaguatirica, sauá, gavião pombo, maracanã-pequeno, araponga, uru e macuco. Entre as 786 espécies arbóreas, a Euplassa cantareira e só existe na serra.

A Cantareira, além de ser a maior floresta urbana do planeta, é a grande responsável pela dispersão de poluentes e regulação climática da cidade de São Paulo, além de ser o único remanescente nativo de mata atlântica na cidade de São Paulo, maior cidade da América Latina, e responsável pelo abastecimento de água de milhões de habitantes.

Foram marcadas as audiências públicas do Rodoanel Trecho Norte conforme segue: http://www.ambiente.sp.gov.br/consemaAudiencias.php

A primeira audiência se realizará no dia 07 de dezembro de 2010, às 17 horas, no Clube União Arujaense, Avenida Amazonas, nº. 100 - Centro, Arujá/SP. A segunda audiência se realizará no dia 09 de dezembro de 2010, às 17 horas, no Anfiteatro da Universidade de Guarulhos, Rua Soldado Brasílio Pinto de Almeida, nº. 132 (antigo 82) - Anfiteatro F, Entrada da Reitoria - Centro, Guarulhos/SP. A terceira audiência se realizará no dia 16 de dezembro de 2010, às 17 horas, na Casa de Portugal, Avenida Liberdade, nº. 602 - Centro, São Paulo/SP.

* Participe também da Passeata S.O.S. Cantareira, dia 27/11 a partir das 14:00hs na Praça Dona Mariquinha Sciascia, no bairro Tremembé, que terá como destino o Horto Florestal- Parque Estadual Alberto Löfgren.

1.359 Pessoas