Abaixo-assinado POR UMA AÇÃO CIVIL PÚBLICA PARA SALVA AS RUÍNAS DO FORTIM DO GÓES NA CIDADE DE GUARUJÁ.

Para: PROMOTORIA DE JUSTIÇA DE MEIO AMBIENTE DE GUARUJÁ/SP

O FORTIM DO GÓES EM GUARUJÁ ESTÁ EM PERIGO.

Construído na histórica praia que lhe deu o nome, o Fortim da Praia do Góis foi registrado em 23/4/1964 no livro I (folha 59, inscrição 365) de bens tombados do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), como parte do conjunto formado pela Fortaleza da Barra Grande e o Portão Espanhol que remata a amurada existente ao longo da linha da costa nesse trecho. Na praia do Góis, segundo o diário de Pedro Lopes, ancorou a armada colonizadora de Martim Afonso.

Foi o conde de Sarzedas quem talvez primeiro expôs a D. João V, rei de Portugal, a necessidade de uma obra de vanguarda para complementar a Fortaleza de Santo Amaro. Porém, sua realização deve-se a D. Luiz de Souza Morão, o Amorgado de Mateus, que o edificou e artilhou por volta de 1765.
O forte está em ruínas, mas ainda se pode notar sua sólida estrutura, o parapeito de pedras e argamassa e as muralhas laterais penetrando até ao morro.

Em 2008 o M.P já havia sentenciado AÇÃO CIVIL PÚBLICA - AUTOS Nº 95.0207496-3/AUTOR: MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL/RÉUS: UNIÃO FEDERAL, SOCIEDADE AMIGOS DA/MARINHA- SOAMAR e INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL – IPHAN, isto posto devido a má conservação de todo o Complexo Histórico, acontece que mesmo depois do M.P dar prazo de 5 ANOS para que a União e o IPHAN recupere e apresente projeto arquitetônico de restauração, o Fortim do Góes está sendo totalmente destruido pela pousada que lá se edificou-se de modo criminozo, não dando atenção alguma a importância daquele Patrimônio Histórico tombado.

Foi encaminhada denúncia ao M.P/SP para procidências do M.P Guarujá sobre a construção de uma Pousada na Praia do Góes utilizando a parede frontal do Fortim do Góes Por uma AÇÃO CIVIL PÚBLICA para devolver as ruínas do FORTIM DO GÓES a SOCIEDADE e para uma ação da União e o IPHAN que recupere através de um projeto arquitetônico de restauração.

Seguem os Signatários: