Abaixo-assinado Manifesto de Apoio do Corpo Discente do PPCS/UNESP/Marília

Para: Conselho do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UNESP/Marília

Nós abaixo-assinados, discentes do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPCS) da UNESP/Marília, vimos por meio deste, manifestar nosso apoio ao pedido de revisão de desligamento encaminhado ao Conselho do Programa pelo discente Rômulo Castro, tendo em vista as alegações e justificativas apresentadas, que apontam já ter sido realizado o Exame de Qualificação e a conclusão do trabalho, restando somente a apresentação e defesa final perante a Banca Examinadora.
Compreendemos a preocupação do Conselho do Programa no resguardo do programa. Entretanto, entendendo que o desligamento do discente Rômulo Castro tenha um significado negativo para o PPCS, tanto quanto ou maior do que a defesa final de seu trabalho além dos prazos estipulados, defendemos que a segunda opção seja a adotada, já que, excetuando-se os prazos, o discente tenha concluído o seu trabalho.
O corpo discente manifesta também seu entendimento de que o pedido de revisão em análise, se aprovado, não se constituiria num afrouxamento das regras do PPCS, nem demonstração de fraqueza de seu Conselho, mas sim numa demonstração de sensibilidade perante uma situação particular, cujos elementos estão claramente colocados. Compreendemos que a revisão do desligamento do discente Rômulo Castro tenha um caráter pedagógico para o coletivo que compõe o PPCS, servindo de instrumento para fazer avançar ainda mais esse conceituado Programa de Pós-Graduação.
Na certeza de contribuir para o crescimento do PPCS, o corpo discente solicita que o Conselho do PPCS revise o desligamento do discente Rômulo Castro, permitindo que o mesmo apresente e defenda seu trabalho, já concluído, perante a Banca Examinadora.
Marília, 24 de maio de 2011.