Abaixo-assinado NÃO À DIVISÃO DO ESTADO DO PARÁ.

Para: PRESIDENTE DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL, CONGRESSO NACIONAL DO BRASIL, SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL, TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO.

Caso cheguem a ser criados, os estados de Carajás e Tapajós serão economicamente inviáveis e dependerão de ajuda federal para arcar com as novas estruturas de administração pública que precisarão ser instaladas.
Considerando os dados mais recentes disponíveis, referentes a 2008, conclui-se que os estados do Tapajós e de Carajás teriam, respectivamente, um custo de manutenção de R$ 2,2 bilhões e R$ 2,9 bilhões ao ano. Diante da arrecadação projetada para os dois estados, os custos resultariam num déficit de R$ 2,16 bilhões, somando ambos, a ser coberto pelo governo federal.
O PIB do Pará em 2008, foi de R$ 58,52 bilhões e o estado gastou 16% disso com a manutenção da máquina pública. O estado do Tapajós gastaria cerca de 51% do seu PIB e o de Carajás, 23%. A média nacional é de 12,72%. Nessas bases, não tem estado que se sustente.
Os cálculos se baseiam nas médias de gasto com a manutenção da máquina pública por habitante em cada estado. A partir disso, considerando as populações dos novos estados em discussão, chega-se a uma projeção de quanto cada um deles gastaria.
Para piorar a situação, a estimativa não leva em conta os altos investimentos envolvidos na criação de estados, como a construção de edifícios públicos e, no caso do interior do Pará, a necessidade de implantar infraestrutura, já que será necessário ampliar aeroportos e rodovias. Serão estados de boca aberta, esperando o dinheiro do governo federal. No final, quem paga essa conta caríssima ? Somos nós, a população, os próprios contribuintes.