Abaixo-assinado Apoio à Ocupação Urbana Squat Torém

Para: Prefeitura de Fortaleza, Habitafor, Sociedade Civil

Abaixo assinado de apoio ao Squat Torém

No dia 14 de março de 2010, nós, um grupo autônomo libertário que atua em uma perspectiva político-cultural, ocupamos uma fábrica abandonada há cerca de 14 anos, localizada na rua Dom Sebastião Leme, n° 345, no Bairro de Fátima, em Fortaleza-Ce, Brasil. Esta fábrica encontrava-se totalmente abandonada: já foi local de assassinato, de estupro, refúgio constante de ladrões que roubavam nas redondezas e encontro de usuários de drogas. Além desses agravantes, em decorrência dessa abandono de mais de uma década, essa estrutura já degradada, servia para acúmulo de muito lixo, consequentemente, sendo foco de doenças como dengue e leptospirose. O local até então esquecido, provocava medo e terror à vizinhança. Os únicos tipos de vida benéficos para as pessoas eram os Toréns, plantas medicinais e de referência na cultura indígena.
Segundo dados da Fundação de Desenvolvimento Habitacional de Fortaleza (Habitafor), Fortaleza possui um déficit habitacional de 75 mil unidades (casas) e cerca de 20 mil pessoas moram em área de risco. No mesmo sentido em que esses números tornam-se cada vez mais alarmantes, crescem os sinais de uma alta concentração de renda na nossa população. Sinal esse mais exposto nos fenômenos conhecidos como Especulação Imobiliária e Gentrificação. Uma total falta de importância à vida de todos os seres.
Acreditamos na Arte, na Literatura, nas diversas manifestações culturais para transformar a sociedade, contribuindo para um mundo mais saudável. Quando ocupamos esta fábrica, a revitalizamos, limpamos, lavamos, tiramos toneladas e toneladas de entulho e lixo, pintamos e reconstruímos paredes e tetos. Ela passou a ser nossa moradia, zelamos por ela, fizemos o que os antigos “proprietários” não fizeram, cumprimos a sua função social, que é abrigar, servir como moradia. Além do nosso dia-a-dia na casa, praticamos os cuidados com o meio-ambiente: como plantar, fazer um banheiro alternativo, reeducar a alimentação, etc. Também usamos a ocupação como um meio para difusão de cultura critica, fazendo atividades como apresentação de teatro, rodas capoeira angola, discussões políticas com os mais variados temas (gênero, orientação sexual, racismo, etc), vídeo debates, oficina e apresentação de malabares, mini-curso de línguas, oficina de serigrafia, difusão do vegetarianismo, feitura de instrumentos musicais, oficina de artesanato, sarau de poesia; Possuímos também uma biblioteca aberta à comunidade e uma horta que começou com a vida inicial que já resistia há todos esses anos lá dentro, o Torém, que logo passou a ser o nome da casa. Construímos um bom contato com a vizinhança que nos apoiou e apóia de diversas maneiras, cedendo água, energia, doando materiais de construção, doando mudas de plantas, comparecendo nas atividades.
No dia 12 de abril de 2010 os irmãos Danilo Carneiro e Gerardo Carneiro vieram tentar nos desalojar da forma mais ilegal possível, sem mandato algum por parte de justiça, ou seja, sem a reintegração de posse. Este dia foi registrado inclusive por um jornal de grande circulação, pela mídia alternativa e por nós mesmos que gravamos todo o ocorrido: nas imagens pode-se observar a forma autoritária de abordagem. Em uma das imagens observa-se inclusive uma agressão a um dos ocupantes. Em todo esse período são constantes as ameaças por policiais a paisana, por policiais que já entraram no local com agressão. Em suma, há um ambiente de constante terror psicológico em que nos fazem todo tipo de ameaças para sairmos do local.
Nesse mês de junho a ocupação completa (1) um ano e três meses e durante todo este período resistimos e lutamos contra todas as investidas por parte dos ditos “proprietários” de nos intimidar e acuar. Atualmente, foi aberto um TCO (procedimento investigativo) na delegacia de policia civil, onde nos acusam de esbulho possessório e usurpação, ou seja, dizem que eles estavam morando dentro do espaço e que nós os tiramos de lá e que para isso também derrubamos um muro para forçar a entrada. Temos fotos, vídeos e testemunhos para provarmos o contrário.
Viemos através deste abaixo assinado, pedir o seu apoio a nossa causa. Contamos com a sua assinatura para continuar a nossa luta por um mundo onde os seres não sejam tratados como mercadorias, onde o dinheiro e as estruturas de concreto não tenham mais importância que as relações, o sentimento e a natureza.
Vídeo-denúncia disponível em:

Matérias nos Meios de Comunicação Relacionadas:

Centro de Midia Independente:
3 meses resistindo, ocupando, produzindo: Ajude o Squat Toren a manter uma placa solar

Denúncia: Mesmo com violência miliciana e ilegal, fracassa tentativa de desalojamento a Squat Toren

Fotos da Ocupação 8 meses depois: