Abaixo-assinado QUEREMOS A NOTA DO IDEB NA PORTA DAS ESCOLAS PÚBLICAS!
Para: Câmara dos Deputados
QUEREMOS A NOTA DO IDEB NA PORTA DAS ESCOLAS PÚBLICAS!
Criação de uma lei para as escolas públicas colocarem seu Ideb (Índice de Desenvolvimento de Educação Básica) em placa de 1 metro quadrado ao lado da porta principal, em uma escala gráfica mostrando sua nota de zero a 10.Também deve aparecer na placa o Ideb médio do município e do estado.
Me inspirou a criação dessa lei o excelente artigo do economista Gustavo Ioschpe na revista Veja de 8 de junho,o qual ratificou minha experiência de três meses estudando em uma escola pública no ensino médio, após ter conhecido o bom funcionamento de uma boa escola privada.Fiquei chocada ao chegar e ver alunos jogando baralho com algumas carteiras viradas para trás enquanto o professor explicava a matéria,(com o consentimento deste), a ausência de meta,de material didático e de disciplina.As greves, tornando os grandes períodos sem aula um atraso substancial para a aquisição do conhecimento. Os prédios abandonados e sujos, carteiras quebradas,paredes sujas, mato crescendo na quadra de esportes... um abandono total!
Com base nessa minha observação e no texto em que Gustavo sugere que cobremos o Ideb nas escolas, segue minha livre adaptação de seu texto para justificar essa lei. Ele acompanhou a equipe do JN no Ar - Blitz da Educação.Visitaram em cada cidade a melhor e a pior escola pública classificadas segundo aquele índice.Vejam as diferenças:
Escolas ruins:
Os Diretores/Gestores desempenham mal seus papéis. Não sabem o número de alunos; delegam aos professores definirem o que é melhor aos alunos invocando a “democratização”, ou o “processo coletivo” da “construção do saber" criando uma balbúrdia e aceitando a indisciplina dos alunos; Há um total descaso para com a participação dos pais, inclusive em se marcar reuniões básicas; Os professores não usam material didático; Professores e diretores terceirizam o fracasso da escola pondo a responsabilidade no “sistema”, nos políticos, nos pais, nos alunos ou na sociedade;Um dos resultados dessa bagunça é que encontraram alunos analfabetos no quarto ano!!! A confissão de abandono da diretora após observarem que não havia nem lousa nem material didático, foi explicada dizendo que metade do tempo desses alunos eles tinham aulas de Tae Kwon do!
Como bem lembrou Gustavo que Ambroise Bierce já dizia que o dicionário é o único lugar em que Sucesso vem antes de Trabalho!Vamos observar agora o trabalho que as boas escolas têm para o sucesso na educação de seus alunos:
Boas escolas:
Há avaliação constante e formal; Usam material didático para apoio, organizando o processo de ensino ; Existem metas ambiciosas a serem alcançadas;Há bons professores que instigam os alunos engajando-os a pensarem, acreditando neles.Quando um aluno não aprende, chamam os pais e tentam juntos solucionar , chamando para si a responsabilidade do aprendizado.Se esforçam para manterem os pais dentro da rotina escolar;Os diretores sabem com exatidão o número de seus alunos;Há disciplina sem repressão ;Existe uma gestão orientando os esforços dos professores.
A criação dessa lei é porque a maioria dos pais não sabem se a escola do filho é boa ou ruim.
Uma maneira dos pais selecionarem a educação de seus filhos, e também de exigir dos próprios diretores e professores o bom desempenho de seus papéis, sabendo que estará na porta de suas escolas a nota de qualificação de seus trabalhos.
QUEREMOS BOA EDUCAÇÃO! EXIGIMOS TRABALHO!
QUEREMOS A NOTA DO IDEB NA PORTA DAS ESCOLAS PÚBLICAS!