Abaixo-assinado PELO RESGATE E RESPEITO A TERAPIA OCUPACIONAL
Para: Presidente da República Federativa do Brasil; Congresso Nacional do Brasil; Supremo Tribunal Federal; COFFITO; CREFITOS E A TODO OS QUE SE INTERESSAM PELA PROFISSÃO:TERAPEUTAS OCUPACIONAIS E PACIENTES
Nós, Terapeutas Ocupacionais, em contestação às várias situações que vemos sofrendo contra a nossa profissão e dispostos a Resgata-la.
“ A Terapia Ocupacional é a área de saúde que possui como objeto de estudo a cinética do homem e sua relação com as atividades ocupacionais em todas as formas de expressão, tendo como meta restaurar a capacidade física, mental e social do indivíduo.”
A Terapia Ocupacional se utiliza de “atividades” que visam às funções: motora, sensorial, cognitiva, criativa, expressiva, social, de atividade da vida diária, prática, laborativa e de lazer. Essas atividades são realizadas com recursos materiais diversos, tais como: jogos, brinquedos, material artesanal, utensílios diários, ferramentas, entre outros.
Pelo cumprimento das resoluções abaixo:
RESOLUÇÃO No. 10 ( D.O.U nº. 182 - de 22/09/1978) - Código de Ética Profissional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional.
RESOLUÇÃO Nº. 316/2006 (DOU nº. 158, Seção 1, pág. 79, de 03/8/2006) - Dispõe sobre a prática de Atividades de Vida Diária, de Atividades Instrumentais da Vida Diária e Tecnologia Assistiva pelo Terapeuta Ocupacional e dá outras providências.
Artigo 1° - É de exclusiva competência do Terapeuta Ocupacional, no âmbito de sua atuação, avaliar as habilidades funcionais do indivíduo, elaborar a programação terapêutico-ocupacional e executar o treinamento das funções para o desenvolvimento das capacidades de desempenho das Atividades de Vida Diária (AVDs) e Atividades Instrumentais de Vida Diária (AIVDs) para as áreas comprometidas no desempenho ocupacional, motor, sensorial, percepto-cognitivo, mental, emocional, comportamental, funcional, cultural, social e econômico de pacientes.
PELO RESGATE DA MINHA PROFISSÃO
QUERO MINHA PROFISSÃO DE VOLTA !!!!