Abaixo-assinado PERMANÊNCIA DA UERGS NO MUNICÍPIO DE CIDREIRA

Para: TODA COMUNIDADE CARENTE DO LITORAL GAUCHO

MANIFESTO DO CURSO DE PEDAGOGIA E DA COMUNIDADE CIDREIRENSE EM DEFESA DA PERMANÊNCIA DA UERGS NO MUNICÍPIO DE CIDREIRA

O DAUERGS – Diretório Acadêmico da Pedagogia, juntamente com o GERP – Grêmio Estudantil do Raul Pilla e com os coletivos comunitários representados, vem manifestar o seu total repúdio á suposta decisão e encaminhamentos no que tange á transferência da Unidade Cidreira da Uergs para a cidade de Osório, pois estes estão acontecendo, mais uma vez, de forma parcial e sem a consulta popular.

Cabe destacar que esta Unidade da Uergs foi conquistada histórica e democraticamente pela comunidade de Cidreira e região através do OP – Orçamento Participativo, com o acordo e consenso de todos os delegados regionais e municípios litorâneos, inclusive da cidade de Osório, sendo inadmissível que uma decisão tomada pelas comunidades de toda a região seja ignorada e desrespeitada por ações e atitudes que não correspondem a um dos objetivos primordiais que regeram a criação da Uergs que é o de desenvolver as regiões menos favorecidas do nosso estado.

Não é esta a primeira vez que as nossas comunidades sofrem com as tentativas espúrias de setores sombrios da Educação Superior Pública que tentam deslegitimizar as conquistas históricas de todo um povo que a cada ano é obrigado a se mobilizar para fazer valer suas prioridades.

Reiteramos a vontade das comunidades praieiras no sentido de que se extingam de uma vez por todas as tentativas de arrancar do seio de nossas comunidades a possibilidade de acesso ao Ensino Superior e gratuito e as oportunidades de desenvolvimento das comunidades em todos os níveis.

Salientamos que na Unidade Cidreira da Uergs estão em andamentos projetos de Iniciação Científica que atendem ás demandas postas pelos estudantes do município e região, bem como existem projetos aprovados em fase de implantação, como o Observatório que prevê, além das bolsas de iniciação científica, bolsas para professores municipais e todo um aparato pedagógico que irá beneficiar as comunidades carentes de Cidreira e as crianças e adolescentes em situação de risco social. Cabe lembrar que o Observatório recebe recursos provenientes de políticas públicas de 14 Ministérios e secretarias do Governo Federal e está diretamente vinculado a Presidência da República. Para o próximo ano estão previstos recursos em torno de 12 milhões e os pontos fortes dos projetos aprovados são o combate à exploração sexual de crianças; ações voltadas à atenção a adolescentes em situação de vulnerabilidade social; projetos na área da educação (acesso e permanência na escola), o que beneficiará diretamente todas as comunidades da região.

Cabe lembrar que estão aprovados R$210.000,00 (duzentos e dez mil reais) em verbas federais para a Uergs – Cidreira, quantia suficiente para resolver os problemas de ordem estrutural e investir na ampliação do espaço físico da unidade. Apenas isso derruba qualquer argumento quanto a instalações da Uergs de Cidreira.
Sabemos que estamos às vésperas de um ano eleitoral quando os conhecidos conchavos políticos ganham pautas e a constatação de que a Unidade de Cidreira esteja sendo tirada do povo de Cidreira para ir para Osório, exatamente para a cidade onde o Prefeito é presidente estadual de um partido que publicamente está na lista dos interesses políticos, alerta para o fato de que a Unidade da Uergs possa estar sendo usada como moeda de barganha para contemplar interesses eleitoreiros.
.
Diante disso repudiamos e nos manifestamos em contrário a essa decisão e exigimos que a vontade das comunidades de Cidreira e região, que assinam abaixo, seja respeitada e atendida.

Assinam este manifesto o DAUERGS, DCE da Uergs, GERP, Vereador Matheus Junges, estudantes da Uergs e Raul Pilla, comunidades representadas pelas associações que seguem listadas, além de cidadãos que apóiam o manifesto:

CASA DA CULTURA DO LITORAL
JORNAL O MARISCO