Abaixo-assinado Cantina Escola

Para: Direção da Escola Parque

Nós, abaixo-assinados, vimos manifestar aqui nosso protesto com relação à oferta de alimentos não saudáveis na cantina da escola de nossos filhos e também à ausência de alimentos saudáveis, como alternativa.

Tendo em vista que vários de nossos filhos frequentam a escola desde pequenos, quando passaram por um processo de conscientização alimentar na Educação Infantil - a construção do hábito de comer frutas (na roda de frutas) e de comer lanches saudáveis (instruindo os pais a enviarem na merendeira lanches como sanduiche, fruta, suco etc) -causa-nos espanto e indignação ver uma mensagem diferente sendo passada para eles no Ensino Fundamental.

Uma vez nesta nova etapa da vida, nossas crianças se deparam com a novidade de poder comprar o seu próprio lanche. No entanto, esta nova autonomia vem acompanhada de uma também nova mensagem: a de que lanches devem ser sucos em lata, chá mate e preto (iced tea), salgados e frituras, salgados em pacote, doces e chocolates etc. Ou seja, o poder de escolha da criança está em não ter escolha - o lanche tem que ser rico em gordura, açúcar, sal e cafeína.

A mensagem que a escola passa é contraditória: se em um tempo ela diz que as crianças devem comer alimentos saudáveis, noutro ela oferece lanches que vão na direção contrária: pipoca muito salgada, hamburger pronto (com carne processada), para mencionar apenas alguns itens.

Face a esta contradição e pensando no bem estar de nossos filhos, que passam várias horas na escola, gostaríamos de manifestar nossa indignação e de sugerir que a escola tome medidas no sentido de reverter ou melhorar esta situação. Vimos a retirada do refrigerante da cantina como um movimento positivo, mas insuficiente, tendo em vista os inúmeros produtos alimentícios oferecidos e consumidos diariamente por nossas crianças.

Vale ressaltar que entendemos que a educação de nossos filhos é feita em parceria com a escola. O bom exemplo e a boa orientação deve, potanto, vir de ambos. Nós não nos eximimos, portanto de nossa responsabilidade e pedimos que a escola faça o mesmo.

Agradecemos sua atenção.