Abaixo-assinado MOÇÃO DE APOIO AO TIAGO SANTIAGO

Para: Público em geral

MOÇÃO DE APOIO AO TIAGO SANTIAGO

Nós, telespectadores da novela Amor e Revolução, escrita e idealizada por Tiago Santiago, por meio desta moção, nos manifestamos em apoio total e irrestrito a obra supracitada, em sua propriedade intelectual e de serviço público a nação brasileira.

Iniciada em abril do corrente ano, com a promessa de passar a limpo a história do Brasil, Amor e Revolução, torna-se a novela de maior repercussão midiática já produzida pelo Sistema Brasileiro de Televisão –SBT, devido a complexidade do assunto abordado.

O tema central da trama, seria o Golpe de Estado dado pelos militares brasileiros em março de 1964 e a ação revolucionária proposta pelos militantes de esquerda pela manutenção da democracia, tolhida pelos militares e setores reacionários da sociedade brasileira, existentes ainda hoje.

Tratando-se de uma história ficcional, mesmo que baseada na realidade dos fatos, esta obra torna-se um verdadeiro documento histórico, ao apresentar depoimentos de personagens reais envolvidos no trágico período do Brasil conhecido como Ditadura Militar.

Paralelamente ao tema central, Tiago Santiago, desenvolve tramas secundárias, de igual ou maior polêmica, como as relações homoafetivas existentes na novela. Mostra-se assim, mais uma das faces do período retratado, a revolução das idéias, dos comportamentos, das ações sociais dos indivíduos. Ainda neste prisma, destaca-se a existência de significativos movimentos sociais e culturais, resultando no exílio de artistas engajados com a luta pela democracia e contra a repressão.

Consonante às revoluções comportamentais, atraves de suas artes, surge ainda um movimento artístico designado pela história de Tropicalismo.

Partindo deste pressupostos, nós, subscritos no endereço eletrônico abaixo, declaramos nosso apoio ao autor e nosso repúdio às pressões conservadoras de parte do público, da grande mídia e da direção do SBT, que forçaram que a trama fosse por um caminho não esperado e não anunciado, antes da estreia da novela. Mesmo assim, o que vimos, até o momento, mesmo que em recados disfarçados e singelos, foi uma trama estremamente audaciosa e necessária do ponto de vista do resgate do nosso passado. Deste modo, declaramos nosso apoio, confiança e desejo de ver Amor e Revolução, quebrando ainda mais os paradigmas conservadores existentes em nossa sociedade, refletidos nos espaços de comunicação social da grande mídia. Manifestamo-nos neste sentido, aplaudindo e apoiando a obra de Tiago Santiago, Renata Dias Gomes e Miguel Paiva.

Era preciso que alguém contasse que em 1964 existia de “um lado, revolucionários em busca de um sonho. Do outro: Uma direita cruel que fará de tudo pra barrá-los.”

Seguem assinados por nós autores da moção Denis Barão e Marjorie Wolff e demais Signatários.