Abaixo-assinado contra a Divisão das Férias dos Professores e pela Aplicação da Lei de 1/3 da Jornada Docente fora da Sala de Aula

Para: professores, estudantes, pais, população trabalhadora, sociedade civil em geral

Este abaixo-assinado pretende concentrar assinaturas de professores, outros profissionais da educação, alunos e sociedade civil em geral, que reconheçam e queiram manifestar publicamente sua concordância com o seguinte fato básico: educação pública realmente de qualidade demanda investimento em condições estruturais, inclusas condições de vida e de trabalho dignas aos profissionais da educação. Nesse sentido, a não divisão das férias e a imediata aplicação da lei de 1/3 da jornada fora da sala de aula são essenciais à educação de qualidade.
Todos sabem - ou têm ideia - da condição caótica, precária e desigual que impera na educação pública atual, particularmente estadual. Dentre outros aspectos, pode-se destacar: déficit de aprendizagem; violência, preconceito e intolerância crescente nas escolas; desvalorização dos profissionais da educação; escassez de recursos (inclusive didático-pedagógicos) e investimentos; etc.
Sabe-se também que a escola não existe de forma isolada da sociedade, ao contrário, faz parte dela e compartilha de seus conflitos e contradições. Assim, os problemas educacionais provém de problemas sociais intensos e complexos, agravados numa sociedade cuja riqueza produzida socialmente se concentra nas mãos de grandes empresas mundiais, às custas da população trabalhadora, sujeita à precarização, à subordinação, ao desemprego estrutural crescente, à miséria social, etc. Diante disso, a realidade escolar torna-se mais complexa, conflitiva, estressante e degradante a todos os envolvidos (direta ou indiretamente).
Assim, o professor encontra-se cada vez mais sujeito a todo tipo de doenças físicas e/ou mentais, pois sofre simultaneamente com o caos social e educacional e com a intensidade crescente do seu trabalho. Esse quadro gera prejuízo ao docente, aos seus alunos, à comunidade e, sobretudo, à sociedade em geral. Portanto, a não divisão das férias (essenciais para recomposição psíquica do professor) e a imediata aplicação da lei de 1/3 (necessária a melhor qualificação e desempenho do profissional e da sua atividade docente) são medidas – dentre várias outras – de interesse público, e não somente dos professores. Caso não sejam contempladas, os problemas e conflitos educacionais e sociais só tendem a se intensificar (beirando a total inviabilidade da verdadeira atividade docente). Se você concorda com isso, assine o presente abaixo-assinado.