Abaixo-assinado Ao Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas

Para: Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas

É fato que os professores titulares das universidades estaduais paulistas vêm acumulando, face à estrutura atual da universidade, uma grande carga de trabalho e de responsabilidades, que caracterizam um indiscutível transbordamento laboral. Também é fato que esses professores desempenham no cenário acadêmico papel inegável de liderança científica e intelectual.

Apesar disso, os níveis salariais correspondentes à re-estruturação da carreira não expressam a necessária valorização desses docentes.

Diante do exposto e considerando:

1. que os salários dos diferentes níveis da carreira de Magistério Superior devem refletir os requisitos de mérito acadêmico necessários para as promoções, servindo de estímulo à progressão;

2.que a tabela de vencimentos aprovada pela Resolução CRUESP 10/2010 não prevê qualquer reajuste salarial apenas para os níveis MS-3.1 e MS-6;

3.que a referida tabela apresenta diferença significativamente inferior entre os níveis MS-5.3 e MS-6, quando comparada com as diferenças salariais atribuídas aos demais níveis da carreira;

4.que os salários vigentes nas universidades estaduais paulistas devem ser competitivos em relação àqueles pagos pelas universidades públicas federais, notadamente no nível de ingresso (MS-3.1);

vimos solicitar enfaticamente ao Magnífico Reitor da UNICAMP que atue junto ao CRUESP com vistas à aprovação, com a máxima urgência, da tabela de vencimentos para a carreira MS que contempla a eliminação das distorções apontadas.

(Texto aprovado em reunião de docentes titulares da UNICAMP ocorrida em 15/09/2011)