Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Apoie este Abaixo-Assinado. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Abaixo-assinado em prol do prof. Siqueira

Para: À Congregação do ICEx

Os professores do ICEx, abaixo assinados, solicitam à Congregação do Instituto a revisão da decisão de negar a progressão horizontal do Prof. José Lopes de Siqueira Neto do nível 2 ao nível 3 da classe de professor associado. 
Não discordamos da propriedade de decisão anterior desta Congregação, de que cada Departamento tenha em princípio autonomia para decisões sobre progressão horizontal, como forma de estimular as atividades dos professores do Departamento. Acreditamos que o caso do Prof. José Lopes de Siqueira Neto foge da alçada departamental e deve ser tratado na alçada institucional pelos motivos descritos a seguir. 
A principal atividade do prof. Siqueira durante os últimos três anos foi a presidência da Apubh. Por sua habilidade política, o prof. Siqueira é também diretor do Proifes, entidade que nos representa nacionalmente, e representante dos professores da área de Ciências Exatas e da Terra no Conselho Universitário da UFMG. Em ambos os cargos, foi eleito diretamente por seus representados. 
Estas atividades não só ocupam a maior parte do tempo do professor, como também dificultam o exercício de outras atividades. A título de exemplo, o presidente da Apubh viaja frequentemente e de forma difícil de planejar. Apesar disso, o professor tem lecionado de forma regular durante os últimos dois anos, obtendo boa avaliação dos alunos, teve participação em órgãos colegiados da UFMG e além disso assumiu uma atividade de extensão, de acordo com o parecer do Departamento de Computação. 
É impossível exagerar a importância das atividades da Apubh. Os frutos da atuação da Apubh refletem, por exemplo, diretamente nos salários e na carreira dos professores não só da UFMG, mas de todo o país. A valorização da carreira e dos salários do professor tem influência direta na efetividade de todas as atividades desempenhadas pelo mesmo, sejam elas de ensino, pesquisa ou extensão. Inúmeras outras são as consequências do trabalho do prof. Siqueira, tanto dentro da UFMG, quanto fora. 
Acreditamos que a participação cada vez mais crescente dos professores da área de Ciências Exatas na direção da Apubh tem sido não apenas benéfica, mas essencial para as conquistas para a classe dos professores desde a greve nacional da categoria em 2001. Negar a progressão horizontal do Prof.  José Lopes de Siqueira Neto enviaria uma mensagem categórica de que esta atividade não é digna e deve ser ignorada pelos professores do Instituto de Ciências Exatas.  
Pela excepcionalidade dos papeis desempenhados pelo presidente da Apubh no contexto das atividades acadêmicas da maioria dos professores, acreditamos que os critérios do Departamento de Ciência da Computação ora em vigor não se adequam à correta avaliação das atividades desempenhadas pelo professor. Pedimos que a Instituição  reconheça e valorize de forma real o trabalho do Prof. José Lopes de Siqueira Neto aprovando a sua progressão horizontal para o nível 3 da classe de professor associado.




Qual a sua opinião?

O atual abaixo-assinado encontra-se alojado no site Petição Publica Brasil que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Brasileiros apoiarem as causas em que acreditam e criarem abaixos-assinados online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor do Abaixo-Assinado poderá fazê-lo através do seguinte link Contatar Autor
Já Assinaram
19 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.

Outros Abaixo-Assinados que podem interessar