Abaixo-assinado ASSINATURA DO MANIFESTO EM DEFESA DO NOME DE D. MILITANA PARA O AEROPORTO INTERNACIONAL DE SÃO GONÇALO DO AMARANTE-RN
A Sociedade dos Poetas Vivos e Afins do Rio Grande do Norte, e a Sociedade Civíl Organizada com intuito de preservar nossas raízes culturais no torrão potiguar , guardiões que somos da sustentabilidade histórica de nossos municípios, através desse manifesto apoiamos o nome de Dona Militana- A nossa Cotovia para o Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante-RN .
Ela nasceu Militana Salustino do Nascimento, se tornou conhecida como Dona Militana, a maior Romanceira do Brasil. Militana nasceu no sítio Outeiro, na comunidade de Santo Antônio dos Barreiros, em 19 de março de 1925. O dom do canto ela herdou do pai, Atanásio Salustino do Nascimento, uma figura folclórica de São Gonçalo, mestre dos Fandangos. Dona Militana gravou na memória os cantos executados pelo pai. São romances originários de uma cultura medieval e ibérica, que narram os feitos de bravos guerreiros e contam histórias de reis, princesas, duques e duquesas. Além de romances, Militana cantou e encantou com modinhas, coco, xácaras, moirão, toadas de boi, aboios e fandangos.