Abaixo-assinado PELA IMPLANTAÇÃO DE UM CAMPUS DA UFVJM EM ARAÇUAÍ/MG

Para: Presidente da República Federativa do Brasil; Congresso Nacional; Reitoria da UFVJM, Conselho Universitário da UFVJM, Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação

ABAIXO ASSINADO PELA IMPLANTAÇÃO DE UM CAMPUS DA UFVJM EM ARAÇUAÍ/MG

Para: Presidenta Dilma Roussef, Reitoria da UFVJM, Conselho Universitário da UFVJM, Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação

A EDUCAÇÃO SUPERIOR NO MÉDIO JEQUITINHONHA

A educação, em seus vários níveis, constitui o alicerce para o desenvolvimento econômico e social dos povos, força indutora da emancipação das pessoas. A região do Médio Jequitinhonha carece de uma base sólida ao nível de educação superior, para fechar o ciclo educacional completo. Esta situação tem duas consequências imediatas: a primeira refere-se à migração de jovens à procura de efetivar sua formação profissional em outras terras; a segunda, e talvez mais crítica, é a evasão em níveis básicos daqueles que não vislumbram a perspectiva de completar seus estudos e adquirir a profissão almejada. Assim, cria-se uma situação preocupante, em que a falta de oferta gera redução de demanda.
Por outro lado, é notória a diversidade ambiental do Vale do Jequitinhonha, caracterizando e justificando a divisão em alto, médio e baixo Jequitinhonha. O Médio Jequitinhonha apresenta restrições associadas à sua natureza de semi aridez, detém manifestações culturais próprias, criando necessidades e demandas específicas.
Para administrar situações críticas é necessário conhecer, avaliar, planejar, agir e sedimentar. Assim, os fundamentos da intervenção técnica – científica para colocar a natureza a favor do bem comum da população, embora global na formulação, envolvem ações aos níveis locais e regionais, em função das especificidades das interações associadas com os fenômenos de natureza biológica.
No dia 16 de agosto, a Presidente Dilma Roussef anunciou uma expansão do Ensino Superior público federal. Segundo o MEC, o anúncio representa a última expansão induzida. Nesta nova situação, a UFVJM foi aquinhoada com dois campi destinados a Janaúba e Unaí.
Ao analisar os fundamentos da UFVJM destaca-se:
Visão: Estar entre as melhores Instituições de Ensino Superior do Brasil, reconhecida e respeitada pela excelência do ensino, da pesquisa e da extensão, contribuindo para o desenvolvimento nacional, em especial dos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri.
Missão: Produzir e disseminar o conhecimento e a inovação integrando o ensino, a pesquisa e a extensão como propulsores do desenvolvimento regional e nacional.
Valores: Ética, responsabilidade socioambiental, democracia, liberdade e solidariedade.
Os fundamentos delineados acima são condizentes com os anseios das populações do Médio e do Baixo Jequitinhonha, no contexto das potencialidades e vocações regionais.
Portanto, conhecedores, também, das necessidades das populações do norte e noroeste de Minas Gerais, a população do Médio Jequitinhonha considera justo que para cada Campus vinculado à UFVJM instalado fora do Vale do Jequitinhonha um seja destinado ao Vale. Neste contexto, a população da cidade de Araçuaí reivindica a instalação do Campus destinado ao Médio Jequitinhonha, posto que, como o próprio MEC admite esta será a última expansão induzida.
A população da cidade reconhece os benefícios de tal iniciativa, como uma força propulsora do desenvolvimento sócio-econômico e cultural, atraindo investimentos, incrementando a arrecadação, criando oportunidades de trabalho, emprego e renda, permitindo a evolução na escala social e contribuindo, assim, para a fixação das pessoas na região. Como contrapartida oferece a área necessária de terra para dar suporte às instalações iniciais, gestão junto às autoridades constituídas locais para ações facilitadoras diversas, gestão junto a empresários urbanos e rurais para estabelecimento de acordos e convênios que facilitem a implantação dos cursos, mobilização da comunidade para arrecadação de fundos via leilões, dentre outras ações.