Abaixo-assinado movimento pró-instalação do curso de Direito com enfase em direito internacional na UNIPAMPA

Para: Reitoria da Universidade Federal do Pampa

Os cidadãos abaixo-assinados, brasileiros, mobilizados através da adesão voluntária, manifestam-se através deste pedido e da solicitação à Vossa Excelência, de uma especial atenção, a proposta encaminhada pelo Campus Sant’Ana do Livramento da UNIPAMPA pela implantação do Curso de Direito com ênfase Internacional. A fim de objetivamente de sua efetiva implantação, visar o oferecimento de 50 (cinqüenta) vagas, em turno integral, a partir do segundo semestre de 2012, sendo que essa configuração encontra viabilidade à manutenção da integralidade do curso na atual infraestrutura existente na Unipampa no campus Santana do Livramento, como também não fará deste mais um entre tantos cursos dogmáticos nos moldes clássicos comparativamente a maioria dos seus pares no Brasil, pois se pretende alinhá-lo através da convergência de ementas disciplinares, numa perspectiva diferenciada voltada preparação de um profissional apto na atuação das controvérsias em âmbito nacional e internacional. Este curso com perfil internacional virá suprir uma lacuna profissional, hoje disputadíssima no mercado de trabalho, um advogado com esta formação básica vem assegurar um perfil de há muito exigido diante do avanço das relações internacionais, somente suprida parcialmente pelas Universidades estrangeiras.

O curso de Direito, com concentração em direito internacional, em nosso Campus teria afinidade com os cursos já ofertados uma vez que o enfoque jurídico básico está contemplado na formação desses profissionais. Além do mais, preenchendo uma lacuna no desenvolvimento local e regional, nacional e internacional no que diz respeito, por exemplo, à dificuldade de implantação de programas de gestão nacional e internacional por estarem diretamente associados aos preceitos legais públicos que precisam ser exaustivamente explorados.

Em relação ao desenvolvimento da região de fronteira, a formação proposta pela Unipampa visa permitir ao bacharel em Direito dar um instrumental capaz não somente de lidar com a legislação nacional, mas que possa atuar diretamente na resolução de litígios que envolvam partes dos países vizinhos. Ademais, que possa atuar na área de contratos e acordos internacionais, a qual é uma evidente carência no âmbito privado e público da região da fronteira. De igual modo, um profissional voltado à assessoria no campo do Direito Internacional.

Portanto, o presente abaixo assinado vem manifestar apoio irrestrito, a Proposta já encaminhada como projeto as instancias da Unipampa local, é coordenado pelos professores MSC. Hector Cury e MSC. Rodrigo Benetti, ao qual somam-se os Santanenses devidamente oficializados abaixo.

Na máxima compreensão de que a Instalação do Curso de Direito com ênfase Internacional é tarefa de cada um de nós e unindo esforços em um único foco, o fortalecimento efetivo e constante de nossa Universidade, nossa Sant’Ana do Livramento, Região, Estado do Rio Grande do Sul e todo a Nação Brasileira, assino e referendo a presente proposta.