Abaixo-assinado Remo sem Marolas

Para: Federação de Remo do Estado do Rio de Janeiro

ABAIXO ASSINADO

Os atletas abaixo assinados, remadores dos clubes que se dedicam à prática do Remo nas águas da Lagoa Rodrigo de Freitas, Rio de Janeiro, considerando:

• a excessiva e diária utilização de lanchas pelos Clubes e também por diversas pessoas estranhas ao desporto;

• a urgente necessidade de realizarem treinamentos em águas livres de quaisquer marolas, de modo a possibilitar sua efetiva evolução técnica;

• a ausência de qualquer regulamento acerca da racional utilização das lanchas na Lagoa Rodrigo de Freitas;

resolvem apresentar as seguintes sugestões:

1) que na próxima assembleia da FRERJ seja discutida e votada a seguinte proposição:

• fica vetada a utilização de lanchas pelos Clubes filiados à FRERJ, salvo, e excepcionalmente, para a prestação de eventual socorro, todos os dias entre 06h00 e 07h30, ficando o infrator sujeito à aplicação de multa no valor de R$ 1.500,00 para cada infração detectada;

2) uma vez aprovada a proposição acima, que a FRERJ encaminhe ofício à CBR, solicitando que a lancha daquela entidade respeite, sempre que possível, a nova regra aplicável aos Clubes, de modo a garantir a qualidade dos treinamentos;

3) que a FRERJ entre em contato com as Autoridades Municipais e/ou Estaduais, no sentido de sensibilizá-las à causa do remo, buscando das mesmas o compromisso de que tomarão as medidas necessárias para coibir a utilização de lanchas na Lagoa Rodrigo de Freitas, nos horários supra indicados;

4) que a FRERJ tome as medidas necessárias, buscando, num primeiro momento, contato amigável com os clubes Caiçaras e Naval (“Piraquê”), bem como com as Autoridades Municipais e/ou Estaduais, para que em dias de Regatas, no horário compreendido entre 08h00 e 13h00, nenhuma lancha, em hipótese alguma, possa circular nas águas da Lagoa Rodrigo de Freitas;

5) caso a via conciliatória se mostre inviável, que a FRERJ estude seriamente a possibilidade de ingressar na Justiça para garantir as condições mínimas necessárias à prática do remo; e

6) que a FRERJ envide esforços para a aprovação de projeto de incentivo fiscal, objetivando a compra de 12 catamarãs, nos moldes daqueles utilizados nos campeonatos organizados pela Fisa, de modo a efetivar a substituição das atuais lanchas utilizadas por Clubes, FRERJ e CBR na Lagoa Rodrigo de Freitas.

Sendo essa a vontade dos remadores que diariamente sofrem com as péssimas condições do espelho d`água da Lagoa Rodrigo de Freitas, subscrevemo-nos