Abaixo-assinado Melhorias no Curso de Direito

Para: Coordenação da PUC Minas - São Gabriel

À Coordenação do Curso de Direito da PUC Minas no São Gabriel.

Os alunos abaixo-assinados, do quarto período de Direito/noite, solicitam dos senhores que considerem os pedidos e reclamações abaixo enumeradas, a fim de uma melhoria na qualidade do ensino e da infraestrutura da universidade.

Listaremos duas categorias para expor o nosso pleito. A primeira será específica, tratará de um problema pessoal da turma; a segunda será geral, tratará de problemas envolvendo toda a universidade.

Da reclamação específica
Gostaríamos de informar à coordenação sobre uma situação delicada experimentada pela turma com o professor de Lógica aplicada ao Direito, José Cláudio Henriques. O professor apresentou um comportamento considerado pela turma desrespeitoso e pouco profissional. Faltou à muitas aulas, muitas vezes sem dar justificativas, não ministrou todo o conteúdo, apesar de tê-lo cobrado em avaliação e utilizou de linguagem chula, considerada por alguns ofensiva à moralidade, para ministrar as aulas. Sentimo-nos lesados, desrespeitados e frustrados no aprendizado. Solicitamos respeitosamente que providências sejam tomadas para que o mesmo problema não ocorra com outros alunos.

Da reclamação geral
Diante da situação que encontramos com a infraestrutura precária da universidade, sentimo-nos motivados a pedir por melhorias. Citaremo-nas a seguir:
I - Oferecimento de material: é de extrema importância que tenhamos acesso a exercícios para que possamos aplicar o conteúdo que está sendo ministrado, uma vez que o aprendizado vem com a prática. Solicitamos respeitosamente que os professores de cada uma das matérias disponibilize lista de exercícios sobre a sua matéria, no começo do semestre ou no desenrolar do mesmo.
II - Monitoria: diante do fato de que muitos de nós trabalham e por isso não dispõe de muito tempo livre, solicitamos respeitosamente questões de múltipla escolha com gabarito por parte dos monitores.
III - Biblioteca: os livros são de extrema importância para a nossa formação. Especialmente para o curso de direito que tem como uma de suas fontes a doutrina. A situação que encontramos na biblioteca é desanimadora. Muitos livros antigos, com doutrina desatualizada. Para o curso de direito é necessário um acervo mais atual, devido ao dinamismo do mesmo que sofre modificações a todo o tempo. Solicitamos respeitosamente que o acervo seja atualizado e aumentado.
IV - Notas: diante da situação que somos submetidos em diversas ocasiões em que há excessiva demora para que se lancem as notas das avaliações e trabalhos, respeitosamente solicitamos que haja uma maior cobrança para que os professores cumpram um prazo razoável para lançar as notas.
V - Multimeios: solicitamos respeitosamente que seja colocado na sala de multimeios um ar condicionada.
VI - Espaço externo: diante do fato de que a universidade não dispõe de um espaço de convivência ou que o mesmo foi mal aproveitado em sua construção, solicitamos respeitosamente que seja construído um espaço de convívio próximo ao prédio C que disponha de mesas e bancos para que possamos ter um ambiente mais agradável.
VII - Entrada: diante do fato de que a segurança é falha em controlar a entrada de pessoas estranhas à universidade, solicitamos respeitosamente que seja colocado catracas eletrônicas que utilize a carteirinha de estudante para ter acesso à universidade.

Todos os nossos pedidos são uma sugestão para que possamos gozar de melhorias que garantirão um melhor ensino e uma melhor infraestrutura na universidade. E diante do sentimento de abandono provocado por parte da coordenação pedimos que sejamos amparados e ouvidos.

Na certeza de termos nosso pleito atendido, encaminhamos este documento a ser protocolada na instituição.

Nomeamos a Srta. Sabrina Celeste, como nossa representante, caso sejam necessárias maiores informações.

Belo Horizonte, 24 de Novembro de 2011.