Abaixo-assinado Querem acabar com as dunas móveis do município de Galinhos/RN

Para: Excelentíssima Governadora do Estado do Rio Grande do Norte

O Município de Galinhos formado por uma península - porção de terra que é cercada de água por todos os lados, menos por um, que se liga ao continente ou a uma outra porção de terra maior - localiza-se no litoral norte do estado do Rio Grande do Norte. Sua população de, aproximadamente, 2.100 habitantes, a qual vive basicamente da pesca artesanal e da atividade turística, encontra-se diante da polêmica da instalação de projetos de energia eólica para atender o déficit nacional e internacional. Até aí tudo bem! Pois, é consenso entre a população que a energia eólica é limpa e também de utilidade pública.
Questionamos, sim, a falta de sensibilidade dos empreendedores que não abrem mão de realocar os aerogeradores para outro local. O projeto prevê a instalação de 35 torres para captação de energia, pela BRASVENTOS, justamente em cima do mais importante atrativo turístico e paisagístico do município: as Dunas do Capim no distrito de Galos. Por se tratar de uma península bem estreita, torna-se muito mais delicada sua ocupação, tanto sob o aspecto paisagístico quanto do ambiental. São dunas móveis que sofrerão alterações que podem, num futuro próximo, comprometer a sobrevivência de cerca de 600 habitantes da comunidade de Galos, bem como assorear os braços de mar, que formam verdadeiros rios de água salgada, de onde os pescadores e as marisqueiras tiram seu sustento de vida.
Afora o prejuízo social tem ainda os danos ambientais como: comprometimento da dinâmica do campo dunar; soterramento de mangues; riscos à migração de aves (Galinhos é a mais importante área de migração de pássaros no RN); comprometimento ao livre direito de ir e vir às áreas do patrimônio público da união (praias e rios); comprometimento da desova de tartarugas marinhas; e danos aos 5 sítios arqueológicos existentes na área.
A polêmica é grande! O povo do município de Galinhos não quer deixar repetir o crime ambiental cometido pela Salina Marra Negra (que tem a concessão da área de dunas) ocorrido na década de 80 que em virtude do fechamento de várias gamboas matou dezenas de hectares de manguezal e, consequentemente toda sua fauna. Atualmente a salina foi vendida, mas quem ficou com o prejuízo socioambiental foram os moradores de Galinhos.
As Dunas do Capim fazem parte da vida dos moradores de Galinhos que quando crianças ali brincavam e depois tomavam banho em suas lagoas cristalinas formadas pelas águas das chuvas. Hoje adultos delas sobrevivem quando oferecem aos turistas passeios de bugre para contemplar o patrimônio paisagístico movimentando, assim, toda cadeia produtiva do município.
Para apresentar e discutir o EIA/RIMA junto à comunidade do município de Galinhos foram realizadas duas Audiências Públicas: uma no dia 29/11; e outra no dia 12/12 as quais contaram com a participação massiva dos moradores que manifestaram-se indignados com a proposta de implantação do Parque Eólico Rei dos Ventos I.
Queremos eólicas sim, mas , não nas Dunas do Capim!!!..
Junte-se a nós: Associação dos Barqueiros de Galinhos, Associação do Idosos e moradores Galinhos, Associação dos Bugreiros de Galinhos, Associação do Charreteiros, Associação dos Pescadores, Associação de Pousadas, Comunidade de Galos, Colônia de Pescadores, Cooperativa de Artesanato, Representante Religioso, Representante da Juventude e Escoteiros assinando esta Petição, que iremos entregar à Excelentíssima Senhora Governadora do Estado do Rio Grande do Norte no mês de janeiro próximo.
Não deixe este ciclo se romper!