Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Apoie este Abaixo-Assinado. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Abaixo-assinado Pedido de sindicância do Conselheiro MARCO POLO DEL NERO

Para: ILMO. SR. JOSÉ ÂNGELO VERGAMINI M.D. Presidente do Conselho Deliberativo da SOCIEDADE ESPORTIVA PALMEIRAS

ILMO. SR. JOSÉ ÂNGELO VERGAMINI
M.D. Presidente do Conselho Deliberativo da
SOCIEDADE ESPORTIVA PALMEIRAS

Os abaixo assinados e identificados PALMEIRENSES, pela presente solicitam a V.Sa. as providências estatutárias que se façam necessárias, culminando com sua SUSPENSÃO do quadro social da entidade diante do conselheiro MARCO POLO DEL NERO em face das declarações que o mesmo fez à imprensa (cópias anexas), dizendo TORCER PELO MAIOR RIVAL da S. E. Palmeiras em um jogo contra a mesma, e posicionando-se CONTRA o técnico Luiz Felipe Scolari da S.E. PALMEIRAS, usando de seu cargo para prejudicar os interesses da S.E. PALMEIRAS.

O Conselheiro MARCO POLO DEL NERO é Presidente da Federação Paulista de Futebol (anexo A) e Conselheiro Vitalício da S. E. PALMEIRAS. O Conselheiro compareceu ao último jogo do Campeonato Brasileiro, disputado pela Sociedade Esportiva Palmeiras contra seu arquirrival Sport Club Corinthians Paulista. Neste jogo, deu declarações de que estaria torcendo para o Corinthians (ANEXO D), algo inaceitável para alguém que se diz torcedor da Sociedade Esportiva Palmeiras e é um Conselheiro Vitalício desta.

Após o jogo do primeiro turno do Campeonato Brasileiro entre a S. E. PALMEIRAS e o Sport Club Corinthians Paulista, o Conselheiro MARCO POLO DEL NERO fez declarações à imprensa ameaçando o técnico Luiz Felipe Scolari, funcionário do Departamento de Futebol Profissional da S. E. PALMEIRAS, de sanções na esfera da justiça desportiva estadual, no TJD, por declarações que o técnico havia feito.

Sem entrar no mérito das declarações de Luiz Felipe Scolari, é necessário que seja revista a condição do Conselheiro MARCO POLO DEL NERO uma vez que este, enquanto SÓCIO BENEMÉRITO e CONSELHEIRO VITALÍCIO, não poderia atuar de maneira tão flagrante contra os interesses da S. E. PALMEIRAS. O Conselheiro deveria ter se retirado do Conselho Deliberativo bem como do quadro social da entidade antes de aceitar cargo que o colocasse em situação potencialmente conflituosa com a S. E. PALMEIRAS.

Uma vez que continuou no Conselho Deliberativo e no quadro social, incorreu nas seguintes infrações de nosso estatuto social ao provocar publicamente a Promotoria do TJD para que esta acusasse e punisse Luiz Felipe Scolari (anexos B e C) e ao declarar sua torcida contra a S. E. Palmeiras:
Art. 32 - Ao associado, além de observar as disposições contidas no Estatuto Social e regulamentos da SEP, e em respeito às condições dos poderes ou
órgãos desportivos de hierarquia superior, cumpre, afora outras, as seguintes obrigações:
XI. Respeitar os membros dos Órgãos da SEP e seus funcionários no exercício de suas funções.
Art. 33 - É defeso ao associado e constitui infração grave:
XI. Manifestar-se contra a SEP nas competições desportivas.
XIII. Participar de representação desportiva alheia, em competições contra a SEP, salvo licença especial do Presidente da Diretoria Executiva ou, de
qualquer forma, direta ou indiretamente, proceder contra os interesses da SEP.
Art. 150 - Somente poderão fazer parte como membros dos órgãos constantes no artigo 4o deste Estatuto, “PALMEIRENSES AUTÊNTICOS”, com
sentimento e convicções ideológicas que almejem preservar a tradição e os princípios fundamentais que inspiraram a formação do glorioso PALESTRA-PALMEIRAS.
Art. 151 - Todo indivíduo que exercer qualquer cargo eletivo ou de nomeação na SEP, tomará posse mediante juramento de que é PALMEIRENSE AUTÊNTICO e que será fiel aos princípios fundamentais, sentimento e convicções ideológicas constantes no artigo anterior, ficando sujeito à eliminação do quadro associativo, no caso de transgressão a essas regras, ou posterior verificação
de fraude no juramento ou nos princípios aqui estipulados.

Os abaixo assinados requerem a punição do Conselheiro MARCO POLO DEL NERO:

• com a SUSPENSÃO PREVENTIVA DO QUADRO SOCIAL POR 90 (NOVENTA) DIAS de modo a proteger os interesses imediatos da S.E. Palmeiras;
• com a SUSPENSÃO DO QUADRO SOCIAL POR 12 (DOZE) MESES;
• devido a gravidade do fato aqui descrito e dos artigos infringidos, com a CASSAÇÃO DE SEUS TÍTULOS HONORÍFICOS.
A punição requerida encontra reflexo no Estatuto Social nos seguintes artigos:
Art. 36 - Constituem penas disciplinares, a que estão sujeitos os associados que descumprirem ou violarem o Estatuto e demais normas internas da SEP, cuja
aplicação terá intrínseca ligação à falta cometida e que ficarão registradas na respectiva ficha associativa, assegurado sempre ao infrator o direito de ampla defesa:
[…]
c) Suspensão;
[…]
e) Cassação de títulos honoríficos;
[…]
§ 6º - A pena de suspensão, que não ultrapassará 12 (doze) meses, estende-se aos direitos do associado punido, mas não susta a vigência dos deveres e das
obrigações a que está sujeito.
[…]
§ 10º - A critério do Presidente da Diretoria Executiva, o infrator poderá ser suspenso, preventivamente, por, no máximo, 90 (noventa dias) dias.
Art. 39 – Aplicar-se-á a pena de suspensão nos casos de violação do disposto no artigo 33, deste Estatuto, sendo que em caso de reincidência em qualquer daquelas hipóteses, aplicar-se-á a pena de exclusão, sem prejuízo da decisão de aplicação de pena de eliminação, em caso de nova infração àqueles dispositivos, quando da readmissão do associado excluído, se houver.
Art. 42 - Impor-se-á pena de cassação de títulos honoríficos nos casos de infração do disposto no inciso V do artigo 32 e nos incisos II, III, V, VI, VII, IX, XI e XII do artigo 33, sem prejuízo das demais sanções nos moldes dos artigos anteriores.


ANEXO A
Biografia
Marco Polo Del Nero assumiu a presidência da Federação Paulista de Futebol no dia 05 de agosto de 2003, tendo como meta o fortalecimento dos Clubes e das Ligas do Estado de São Paulo. Sua administração é pautada pela transparência em suas ações, o que gerou maior credibilidade e aproximação da FPF com todos os filiados. Nesse processo, os clubes têm a possibilidade de participar mais diretamente das decisões tomadas pela presidência. Formado em Direito pela Universidade Mackenzie em 1967, Marco Polo Del Nero especializou-se na área de Direito Penal, atividade que exerce até hoje. No período universitário foi presidente do Partido Acadêmico Realizador (PAR) e participou de diversos movimentos em favor da democratização do País. Em 1971, Marco Polo Del Nero intensificou suas atividades no meio esportivo, quando foi nomeado diretor da Comissão de Sindicância da Sociedade Esportiva Palmeiras. Também no Palmeiras exerceu as funções de diretor jurídico, diretor de Futebol e secretário do Conselho de Orientação e Fiscalizador , além de ser indicado como benemérito e conselheiro vitalício. Em 1985, Marco Polo Del Nero passou a integrar o Tribunal de Justiça Desportiva da Federação Paulista de Futebol e presidiu o TJD de 1988 a 2002 e no ano seguinte foi eleito vice-presidente da FPF. Em 2006 foi indicado pela Confederação Brasileira de Futebol para ser o Chefe da Delegação da Seleção Brasileira na Copa do Mundo da Alemanha. Em maio de 2007 foi empossado como membro do Comitê Executivo da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol).
(Disponível no endereço eletrônico http://www.futebolpaulista.com.br/federacao.php?sec=7, Acessado no dia 9/5/2011)


Anexo B
Del Nero se irrita com acusações de Felipão: 'Ele vem ao tribunal e terá de provar'
por ESPN.com.br
Já eliminado do Campeonato Paulista, o técnico do Palmeiras, Luiz Felipe Scolari, ainda pode ter muita dor de cabeça junto aos organizadores da competição estadual. O presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF), Marco Polo Del Nero, sinalizou na última segunda-feira que o treinador pode pegar um gancho pesado caso não prove as acusações que fez ao árbitro Paulo César de Oliveira. “Ele vem ao tribunal para responder e terá de provar as acusações”, disparou o cartola. “Toda infração vai ao tribunal. A procuradoria está atenta e vai convidá-lo. Isso é desculpa de trabalho que não deu certo.” Após a derrota nos pênaltis para o rival Corinthians no último domingo, no Pacaembu, Felipão disparou críticas a Paulo César de Oliveira. O técnico pentacampeão mundial em 2002 pela seleção brasileira chegou a dizer que o árbitro teria entrado em campo para, de forma premeditada, prejudicar o Palmeiras.
(Disponível no endereço eletrônico: http://espn.estadao.com.br/luizfelipescolari/noticia/189643_DEL+NERO+SE+IRRITA+COM+ACUSACOES+DE+FELIPAO+ELE+VEM+AO+TRIBUNAL+E+TERA+DE+PROVAR , acessado no dia 9/5/2011)


Anexo C
Presidente da FPF se exalta e diz que Felipão deverá ser punido
Marco Polo del Nero diz que treinador será investigado por ter colocado lisura do Paulistão em dúvida
Bruno Winckler, iG São Paulo | 02/05/2011 16:14 - Atualizada às 19:5
O técnico do Palmeiras, Luiz Felipe Scolari, colocou a credibilidade do Campeonato Paulista em xeque após a eliminação da sua equipe no domingo, para o Corinthians. Ao ser indagado sobre o que disse Felipão, Marco Polo del Nero, presidente da Federação Paulista, se exaltou e esbravejou contra um repórter que o questionou sobre a lisura do campeonato. Del Nero disse ainda que Felipão deverá ser julgado pelo Tribunal de Justiça Desportiva pelas declarações. "Em relação ao Felipão, toda infração cometida é levado ao TJD. Vamos convidar essas pessoas que querem denegrir a competição para provar o que estão dizendo", disse Del Nero, em evento ao lado dos presidentes de Santos e Corinthians, Luís Álvaro de Oliveira Ribeiro e Andrés Sanchez, que definiram as condições das finais do Estadual. Felipão acusou a Federação de ter escolhido o árbitro Paulo César de Oliveira e o Pacaembu para a semifinal entre Palmeiras e Corinthians a pedido do clube do Parque São Jorge. A edição do "Jornal da Tarde" da última quinta-feira antecipou o sorteio e disse que seria Paulo César o árbitro que apitaria o dérbi no Pacaembu. "Ele (Jornal da Tarde) prova isso? Tem que provar. Eu vivo num mundo da honestidade e se você está colocando isso em dúvida você vive em outro mundo. Aqui tem dois presidentes que sabem o que acontece. Faz a prova. Quero saber se consegue provar, você não consegue provar, prove. O jogo é honesto, limpo", disse Del Nero, com dedo em riste para o repórter Luís Carlos Quartarollo, da rádio "Jovem Pan", que o perguntou sobre o assunto. De acordo com reportagem do "Jornal da Tarde", Corinthians e Palmeiras haviam entrado em um acordo para a escolha de Paulo César de Oliveira. Sanchez negou qualquer influência na escolha. O sorteio acabou confirmando o que noticiou o jornal. "Desde que me conheço por gente se reclama de árbitro, Não tenho procuração para defender a Federação, mas é o fim do cúmulo (sic) dizer que tenho poder de influenciar alguma coisa. Se fosse assim eu seria campeão todo ano. Estou há quatro anos no Corinthians e está é minha segunda final. Em 2008 e 2010 a gente nem classificou. O sorteio (dos árbitros) é aberto para todo mundo. No próximo sorteio vocês têm que vir aqui para ver se a bolinha é quente, se é gelada", disse Sanchez. Ao seu lado, ainda transtornado, Del Nero resmungou. "A bola não é gelada ou quente, ela cai. Ela cai". O sorteio é feito com um globo giratório como os de um bingo. Del Nero disse ainda que Kléber, Valdivia e Deola, jogadores do Palmeiras que usaram o Twitter para xingar torcedores e questionar a credibilidade do Paulistão, também serão investigados pelo TJD como Felipão. O presidente do TJD, Ronaldo Botelho Piacente, solicitou à Federação Paulista o colhimento de provas sobre as declarações do técnico Luiz Felipe Scolari após o jogo. Esses documentos serão encaminhados para um dos procuradores do tribunal que oferecerá a denúncia se julgar necessário. Caso seja denunciado, o processo será encaminhado para uma das Comissões Disciplinares. Eventuais punições só poderão ser cumpridas no Paulistão de 2012 caso Felipão continue no comando do Palmeiras ou de outra equipe que dispute o torneio. Não há previsão de quantos jogos ele pode pegar de gancho.
(Disponível no endereço eletrônico http://esporte.ig.com.br/futebol/presidente+da+fpf+se+exalta+e+diz+que+felipao+devera+ser+punido/n1300143369234.html acessado no dia 9/5/2011)


Anexo D
Sheik alcoolizado, CQC barrado e ministro cornetado; veja bastidores do título corintiano
Renan Prates Em São Paulo
Nem só de louros e glórias é feito um título brasileiro. Várias histórias que ocorrem antes, durante e depois de uma partida ajudam a contar e exemplificar uma conquista. E o penta do Corinthians obtido após um empate sem gols contra o Palmeiras não foge à esta regra. A reportagem do UOL Esporte que compareceu no último domingo ao Pacaembu selecionou 18 histórias que aconteceram ao longo do dia no estádio que ajudam a contar como foi, em detalhes, o quinto título corintiano na história do Campeonato Brasileiro.

PRESIDENTE PALMEIRENSE TORCE PARA O CORINTHIANS
O presidente da Federação Paulista, Marco Polo del Nero, prestigiou a partida entre Corinthians e Palmeiras. Apesar de ser palmeirense e conselheiro vitalício do clube, o mandatário da federação declarou torcida para o Corinthians, com o argumento de ter uma equipe de São Paulo campeã nacional.
(Disponível no endereço eletrônico http://esporte.uol.com.br/futebol/campeonatos/brasileiro/serie-a/ultimas-noticias/2011/12/05/bastidores-do-titulo-do-corinthians.htm acessado no dia 6/12/2011)




Qual a sua opinião?

O atual abaixo-assinado encontra-se alojado no site Petição Publica Brasil que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Brasileiros apoiarem as causas em que acreditam e criarem abaixos-assinados online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor do Abaixo-Assinado poderá fazê-lo através do seguinte link Contatar Autor
Já Assinaram
524 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.

Outros Abaixo-Assinados que podem interessar