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Abaixo-assinado Ore pela Segunda Região / Pray for the Second Ecclesiastical Region

Para: Todas as pessoas com fé no poder do Espírito Santo

Primeiramente, é apresentada a versão em português desta petição. Logo após, em inglês.
First, we present the Portuguese version of the petition. Soon after, in English.
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Versão em português/Portuguese version:

Na mensagem do dia 13 de dezembro de 2011, do guia devocional diário No Cenáculo, há um pedido de oração “pelas pessoas que estejam enfrentando uma convulsão social durante o Advento”. É exatamente isso que está acontecendo com a Segunda Região Eclesiástica da Igreja Metodista no Brasil.

O fato marcante foram as nomeações para o próximo biênio, realizadas no último dia 11. Desde então, um forte sentimento de tristeza e perplexidade tem tomado conta de diversas comunidades e famílias metodistas. Percebe-se que, com tal decisão, os seguintes valores foram desmerecidos:

1. Ministério Feminino: a maioria das mulheres presbíteras passou a ter papel secundário nas atividades pastorais. O ponto emblemático é o da Revda. Mara Aparecida de Freitas, que foi a referência na homenagem aos 40 anos pelo Ministério Feminino, ocorrida no dia 03/12/2011, justamente por ser a segunda mulher a alcançar o presbiterado no Brasil e a primeira, precursora, na Segunda Região. Sendo atualmente a Deã da Catedral Metodista de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, recebeu estranha nomeação para Carazinho, uma pequena cidade do interior desse estado com uma população de, aproximadamente, 60.000 pessoas, onde a Igreja Metodista possui em torno de 0,05% de membros dessa população. Ressaltam-se, ainda, as situações das Revdas. Maria da Graça Villagran (que passou da condição de titular para a de coadjutora), Loane da Silva Rita (que recebeu nomeação para uma das principais comunidades da Região, mas também recebeu mais duas nomeações que acabam por sobrecarregar suas atividades, tornando humanamente impossível de se executar um trabalho de qualidade), além das demais que já vêm, há mais tempo, ocupando posições de pouca influência nas atividades eclesiásticas.

2. Famílias Pastorais: as nomeações não levaram em consideração a unidade familiar dos pastores e pastoras, como no caso da Revda. Mara Aparecida de Freitas (que se vê obrigada a se separar dos seus filhos para assumir a nova nomeação), do Rev. Marcelo Haygertt (que se vê obrigado a se separar das suas filhas para assumir a nova nomeação), do casal Rev. Aristides Cavalheiro e Revda. Jussara Cavalheiro (cada um com nomeação para comunidades distintas e distantes), do Rev. Roberval Trindade (este possui residência fixa na cidade de Gramado por questões de saúde e agora se vê na obrigação de dirigir na estrada por conta da nova nomeação ou ter de se mudar para Porto Alegre, contrariando os cuidados necessários para o seu bem-estar), Revda. Flávia Camargo Teixeira (que já mora separada do esposo, por força de nomeação, durante 2011 e se vê na obrigação de continuar nessa situação).

3. Comunidades Locais: diversas comunidades não tiveram suas opiniões consideradas nas avaliações pastorais, como no caso da Catedral, de Porto Alegre (sai a Revda. Mara Aparecida de Freitas), da Igreja Institucional, de Porto Alegre (sai o Rev. Marcelo Haygertt), da Igreja Paulo de Tarso, de Porto Alegre (sai a Revda. Maria da Graça Villagran), da Igreja de Esteio (sai o Rev. Antão Tadeu Pereira Carpes), da Igreja Central de Santa Maria (sai o Rev. André Bohm de Oliveira).

4. Cânones da Igreja Metodista: o artigo 135 assegura a participação, no processo de nomeação pastoral, da “Igreja Local, da Região, do/a Bispo/a-Presidente e do/a Pastor/a”; o artigo 63 determina que “compete ao Colégio Episcopal: II – Zelar pela unidade da Igreja Metodista no Brasil”.

As pessoas, conforme abaixo assinado, não se declaram contra ou a favor ao acima exposto e tampouco em relação a qualquer pessoa. Somos pessoas que oram pelo Revmo. Bispo Luiz Vergílio Batista da Rosa, por todas as pessoas e famílias acima citadas, pelas comunidades locais e pela Igreja Metodista, especialmente, neste caso, pela Segunda Região Eclesiástica.

Pedimos que o mover do Espírito Santo seja considerado, assim como este foi considerado quando do desenvolvimento dos Cânones, visando a organização da Igreja Metodista, para que situações desagregadoras como a deste momento não ocorressem. Oramos também para que a Paz, a Justiça e o Amor sejam inspiração e únicos objetivos nas tomadas de decisão da Igreja Metodista.

Nesse sentido, subscrevemo-nos:
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Versão em inglês/English version:

In the message of the day December 13, 2011, in the No Cenáculo daily devotional guide, there is a prayer request "by people who are facing an upheaval during Advent." That is exactly what is happening with the Second Region Ecclesiastical of the Methodist Church in Brazil.

The outstanding fact were the nominations for the next biennium, conducted in the last day 11. Since then, a strong feeling of sadness and bewilderment has taken hold in many communities and families Methodists. It can be seen that, with this decision, the following values were dismissed:

1. Women's Ministry: most women presbyters came to play a secondary role in pastoral activities. The point is the flagship of the Rev. Mara Aparecida de Freitas, who was the reference in honor of Women's Ministry for 40 years, which occurred on 12/03/2011, precisely because it is the second woman to reach the priesthood in Brazil and the first, a precursor, in the Second Region. Currently is the Dean of the Methodist Cathedral of Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil, received appointment to Carazinho strange, a little town in this state with a population of approximately 60,000 people, where the Methodist Church has about 0.05% of members of this population. Stand out, though, the situations of the Rev. Maria da Graça Villagran (now, her condition comes for the holder to the adjutant), Loane da Silva Rita (who received an appointment to one of the major communities in the Region, but also received two more nominations that eventually overwhelm their activities, making it humanly impossible to perform quality work), plus others that have already been there longer, occupying positions of influence in the little church activities.

2. Pastoral Families: the appointments did not take into account the family unit of the shepherds and shepherdesses, as in the case of the Rev. Mara Aparecida de Freitas (who is forced to separate from their children to take up the new appointment), the Rev. Marcelo Haygertt (which is forced to separate their family to take the new appointment), the couple Rev. Aristides and Rev. Jussara Cavalheiro (each with appointment to different and distants communities), the Rev. Roberval Trindade (this has fixed residence in the city of Gramado for health reasons and now finds himself obliged to drive on the road because of the new appointment or having to moving to Porto Alegre, contradicting the necessary care for your well-being), Rev. Flávia Camargo Teixeira (who lives separated from her husband, by virtue of appointment, during 2011 and finds himself obliged to continue in that situation).

3. Local Communities: several communities did not have their views considered in assessing pastoral, such as the Cathedral of Porto Alegre (the Rev. Mara Aparecida de Freitas is leaving), the Institutional Church, Porto Alegre (the Rev. Marcelo Haygertt is leaving) Paulo de Tarso Church, Porto Alegre (the Rev. Maria da Graça Villagran is leaving), Esteio Church (the Rev. Antão Tadeu Pereira Carpes is leaving), Central Church of Santa Maria (the Rev. Andre Bohm de Oliveira is leaving).

4. Canons of the Methodist Church: the article 135 ensures the participation in the process of pastoral appointment, the "Local Church, the Region, the Bishop-President and the Shepherd"; the article 63 stipulates that " Compete to the College of Bishops: II - To ensure the unity of the Methodist Church in Brazil".

People, as the undersigned, do not declare themselves for or against either of the above and in relation to any person. We are people who pray for the Rev. Bishop Luiz Vergílio Batista da Rosa, for all the aforementioned individuals and families, local communities and the Methodist Church, especially, in this case, for the Second Ecclesiastical Region.

We ask the Holy Spirit moves to be considered, as this was considered when developing the Canons, with the objective the organization of the Methodist Church, so that situations like this moment of disintegration did not occur. We also pray for Peace, Justice and Love are the only goals inspiration and decision making of the Methodist Church.

In this sense, subscribe us:




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