Abaixo-assinado CONTRA A DESTRUIÇÃO DO PONTAL DA BARRA (PELOTAS) E PELA CRIAÇÃO DE UMA UNIDADE DE CONSERVAÇÃO NO LOCAL

Para: órgãos publicos, MP, IPHAN, FEPAM, ICMBio

O MOVIMENTO PONTAL VIVO surgiu na agonia em ver mais uma área natural de Pelotas ser substituída por concreto e aço, sem medir seus impactos perante a sociedade e o meio ambiente da região.

O Pontal da Barra é um importate remanescente de bahados, matas e paleodunas, situado entre a margem direita da Laguna dos Patos e a margem esquerda do canal São Gonçalo, na praia do Laranjal.

Esta é uma área cuja principal função é o controle hidrológico da região e manutenção de diversas espécies de animais, entre elas algumas ameaçadas globalmente de extinção, o que evidência a grande imporância do local para a conservação, tanto em ambito regional como mundial. Devido à ocupação urbana, a região sofreu e ainda sofre com os danos ambientais como, desmatamentos, lixo acumulado, inundações, sistema de esgoto precário, canais cortando áreas de preservação e incêndios.

A maior ameaça hoje é a expansão imobiliária que vem a anos buscando de maneira desleal a liberação para aterramento da área.

Nosso objetivo com o movimento é trazer as claras da sociedade à situação desta batalha entre poder público, sociedade cientifica e comunidade. Mostrar a importância deste ambiente para a biodiversidade e qualidade de vida dos moradores locais e traçar medidas de intervenção que impeçam a destruição deste belíssimo lugar.

2.224 Pessoas