Abaixo-assinado "Pela Proteção da Primeira Residência de Oscar Niemeyer" Fonte da Saudade

Para: Prefeitura do Rio de Janeiro

Nós, abaixo-assinados, repudiamos a decisão do Conselho de Patrimônio da SMC de não se opor a demolição das casas 60 e 72, situadas na Rua Carvalho de Azevedo, por tratar-se da destruição do entorno da primeira residência do arquiteto Oscar Niemeyer e solicitamos que seja respeitada a legislação em vigor. Repudiamos o adensamento do nosso bairro com a construção de novas unidades condominiais à custa da demolição indiscriminada de casas, supressão de vegetação e consequente aumento do afluxo, fluxo e estacionamento de veículos. Entendemos que interferências e obras que são licenciadas a partir de uma lógica que fragmenta ou aliena da cidade conjuntos arquitetônicos representativos de nossa história, não considerando o sistema de transportes, causando forte interferência e impacto sobre a paisagem e o meio ambiente, sobrecarregando a infra-estrutura básica e os padrões funcionais e urbanísticos de vizinhanças e sobretudo toda a história e tradição em relação à nossa cidade, não podem mais ter espaço. A partir de nosso bairro, queremos contribuir com o crescimento da cidade, somente se respeitada e valorizada a singularidade emblemática da Fonte da Saudade tão bem representada na sua topografia monumental e paisagem exuberante. Por estas características, todo o bairro já poderia ser tombado, portanto solicitamos participar e dialogar para que sejam revistos procedimentos e limites e para avançarmos nos instrumentos de proteção. Fonte da Saudade salvaguardada, já!!!