Abaixo-assinado Contra a Desfaçatez do Big Brother Brasil

Para: Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão do Ministério Público Federal

Há 11 anos que a Rede Globo leva para dentro dos lares brasileiros um modelo de reality show cujo formato demonstra claramente a pobreza intelectual, prendendo milhares de pessoas a coisas fúteis e desprezíveis.

Nele, pessoas confinadas em casas luxuosas, comem e bebem do melhor, propagando intrigas vazias, azarações repetitivas, cenas de sexo implícito e explícito, enquanto milhares de reais movimentam uma parceria sem escrúpulos da indústria da mídia e da telecomunicação.

O que está por trás do BBB? José Neumani da Rádio Jovem Pan, fez um cálculo de que se vinte e nove milhões de pessoas ligarem a cada paredão, com o custo da ligação a trinta centavos, a Rede Globo e a Telefônica arrecadam oito milhões e setecentos mil reais. É esse o real propósito, ou seja, o enriquecimento às custas de imoralidade, da futilidade e do desserviço.

Especificamente nesta última edição (BBB11), temos fatos ocorridos que só podemos lamentar, noticiados na mídia, como por exemplo: “Incentivada por sisters, Maria faz striptease para Mau Mau” e ainda: “Bêbado, Daniel faz xixi na mesa da festa”. Até quando isso? Qual o limite? Estão fazendo da liberdade de expressão e democracia uma baderna?

Em um momento em que precisamos formar a opinião, a conscientização do nosso povo, pelo bem da dignidade humana, esse programa vazio de conteúdo propaga a desvalorização da ética, do trabalho e da moral.

O Big Brother Brasil da Rede Globo de Televisão é um atentado contra os princípios e os valores atemporais sobre os quais a nossa sociedade vem sendo construída.

Por essas e outras razões é que nós, cidadãos brasileiros que este assinam, vimos recorrer às instituições públicas que nos representam no sentido de que sejam tomadas as medidas legais contra a continuidade ou correção desse programa televisivo que por si só invoca a degradação social