Abaixo-assinado PORQUE O METRÔ ATÉ AGORA NÃO CHEGOU A CIDADE ADEMAR?

Para: Governo do Estado de São e a Prefeitura do Estado de São Paulo

PORQUE O METRÔ ATÉ AGORA NÃO CHEGOU A CIDADE ADEMAR?

A primeira linha de Metrô no Brasil foi entregue à Cidade de São Paulo no final dos anos 60. A chamada Linha Azul ligava os bairros de Santana ao Jabaquara.

Já se vão quatro décadas: a cidade recebeu as linhas Verde, a Vermelha, a Amarela, a Lilás, e obteve a expansão da Linha Azul no sentido da Serra da Cantareira, até a Estação Tucuruvi.

Ocorre, porém, que o crescimento de nossa cidade demanda ainda outras providências. Neste boletim abrimos a questão sobre a expansão da Linha Azul no sentido sul, em direção à região de Interlagos, passando por Cidade Ademar.

METRÔ EM CIDADE ADEMAR

Será que a população de Cidade Ademar também não precisa de uma estação de metrô? Citamos alguns dados, para começarmos a pensar no assunto:

- A partir do terminal Jabaquara, Cidade Ademar fica no trajeto não apenas para Interlagos, como também para importantes pontos da região sul, como Aeroporto de Congonhas, Santo Amaro e Marginal Pinheiros. Caminhos alternativos são necessários para driblarmos chuvas e trânsito intenso.

- Comparativo parcial entre subprefeituras mostra perfil semelhante, mas tratamento distinto:

Subprefeitura de Santana e Tucuruvi : 304 mil habitantes, um IDH* de 0,903 e uma área 34,7 km2; já recebeu uma expansão do Metrô, alargamento de avenidas, monitoramento por câmeras de televisão, entre outros benefícios.

Subprefeitura da Cidade Ademar e Pedreira: 370 mil habitantes, um IDH de 0,800 e uma área de 30,7 km2. Até agora NÃO recebeu expansão do Metrô, NÃO teve avenidas alargadas (mas sim, alagadas...), NÃO está sendo monitorada por câmera de televisão, precisa auxiliar na segurança dos moradores. Das 370 mil pessoas que vivem em Cidade Ademar e Pedreira, mais de 80 mil moram em favelas. *Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é uma medida comparativa usada para classificar os países pelo seu grau de "desenvolvimento humano" e para separar os países desenvolvidos (elevado desenvolvimento humano), em desenvolvimento (desenvolvimento humano médio) e subdesenvolvidos (desenvolvimento humano baixo).

E A VERBA?

Por exemplo: com tantas PPPs. (Parceria Público Privado) em andamento, será que nossos governantes não podem criar uma parceria em benefício de nossa comunidade?

E VOCÊ, O QUE TEM A DIZER? PENSE. OPINE. COMPAREÇA!

Tel. 11 5566-4034 e e-mail do Conseg: [email protected]

Abaixo-assinado PORQUE O METRÔ ATÉ AGORA NÃO CHEGOU A CIDADE ADEMAR?, para Governo do Estado de São e a Prefeitura do Estado de São Paulo foi criado por: Conselho Comunitário de Segurança da Cidade Ademar.