Abaixo Assinado para o retorno da Maria Fumaça Barbarense - Locomotiva nº 1

Para: Carta do Povo Barbarense para a ArcelorMittal e Autoridades Constituídas

O Povo Barbarense vem por meio desta, solicitar empenho da empresa ArcelorMittal ou seus responsáveis, para que se viabilize conversar com Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Culturala do Municipao de Santa Bárbara d'Oeste, referente ao retorno da Maria Fumaça - Locomotiva nº 1 da CEFASB. A MARIA FUMAÇA DA USINA SANTA BÁRBARA – Patrimônio Barbarense.

Pelo seu enorme valor histórico e cultural, devemos fazer de tudo para recuperar este patrimônio de toda população, uma grande recordação de nossos antepassados, suas vidas e suas lutas. Em 1914, início do século XX, a máquina rasgava as plantações de cana de açúcar em território barbarense.

O então Prefeito Mario Heins que no ano de 2009 seguindo orientações assinou um Decreto de Tombamento Histórico, 3987/09, por entender seu grande valor histórico, cultural e afetivo, como símbolo de tenacidade e fibra de nossos ancestrais que semearam as primeiras sementes de progresso que esta cidade conhece.

O valor simbólico de uma época de franco desenvolvimento de nossa cidade e região devem ser preservados em terras barbarense.

A Maria Fumaça, locomotiva nº 1 da Companhia de Estrada de Ferro e Agrícola de Santa Bárbara, repousa imponente nos jardins da empresa ArcelorMittal, em Piracicaba.

Considerando-se que desde então barbarenses lutam para ter de volta à Maria Fumaça - Locomotiva nº 1. Como exposto em Requerimentos feitos e aprovados na Câmara Municipal de Santa Barbara d’Oeste.

Um dos representantes dessa luta foi o valoroso cidadão Nelson Sartori, falecido em 2014, ciente de seu valor histórico e cultural para o povo barbarense. Por mais de 20 anos o Sr. Nelson lutou para termos de volta a Maria Fumaça.

Todo este tempo manteve contato com os representantes da empresa, porém, sempre se negam a entregar a máquina.

O Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Cultural de Santa Barbara d’Oeste assinou um Decreto de Tombamento Histórico, 3987/09, por entender seu grande valor histórico, cultural e afetivo, como símbolo de tenacidade e fibra de nossos ancestrais que semearam as primeiras sementes de progresso que esta cidade conhece.

A SITUAÇÃO ATUAL – Segundo informações, que foi dada na época pelo Sr. Nelson, Campinas entrega a Piracicaba a locomotiva por nós já escolhida mediante autorização do DENIT e a ArcelorMittal nos devolve a nossa histórica Maria Fumaça nº 1.

A Administração Municipal de Piracicaba, entrou no assunto e não permitiu a saída da maquininha; porém, com a decretação do Tombamento orientada pela Secretaria da Cultura de nossa cidade, mudou o entendimento da Arcelor Metal, que aceitou ficar com uma locomotiva a óleo (que circulara por vários anos na nossa região e que está num pátio em Campinas) em troca da nossa Maria Fumaça.

Conforme jornais da época, Mário Dedini fez a doação desta relíquia, porém, como o processo foi muito moroso ele faleceu alguns meses depois em 1970. Parte da empresa de Mário Dedini também foi vendida e com ela a locomotiva.

A Maria Fumaça foi conservada pelo comendador Mário Dedini, que trabalhou como mecânico na Usina Santa Bárbara. Ele guardou por um tempo a máquina e depois expôs a em sua empresa.

Um dos organizadores da iniciativa, Max Panaggio, espera que com essa manifestação as autoridades tomem providencias. "Não podemos deixar um patrimônio deste fora da cidade", explica Panaggio. "Uma estação sem trem é como um aquário sem peixe", complementa, fazendo alusão Estação Central, a verdadeira e futura casa da maria-fumaça.

A nossa Maria Fumaça não tem relação histórica nenhuma com Piracicaba muito menos com a Arcelormittal Brasil S.A, ela só serve de peça de decoração do jardim desta empresa!!!!

A locomotiva, que tem valor histórico e cultural para o município.

Desde já agradecemos o empenho nesta ação.

Assinado o Povo Barbarense

Quem é a ArcelorMittal: É um conglomerado industrial multinacional de empresas de aço com sede em Luxemburgo. Foi formada em 2006, a partir da fusão da Mittal Steel Company e da Arcelor. ArcelorMittal é a maior produtora de aço do mundo.

Abaixo Assinado para o retorno da Maria Fumaça Barbarense - Locomotiva nº 1, para Carta do Povo Barbarense para a ArcelorMittal e Autoridades Constituídas foi criado por: Biker Reporter .