Abaixo-assinado pela transformação do CEFET-MG em Universidade Tecnológica Federal de Minas Gerais!

Para: TODOS OS BRASILEIROS

Nós, membros da comunidade cefetiana, viemos manifestar nosso desejo, mais do que isso,a nossa exigência de que o CEFET-MG seja transformado em Universidade Federal Tecnológica.

Neste momento, a situação é crítica e emergencial, a pressão do governo federal para que nos transformemos em IFET só aumenta. A última gota, motivo que nos incentivou a agir: a exigência de que o CEFET-MG demita em torno de 200 professores substitutos, fato que inviabilizaria o bom funcionamento da instituição.

Somos ambiciosos, visionários, progressistas? Sim, não nos contentamos com pouco, somos contrários ao retrocesso, ao andar para trás! Portanto, lutamos pela transformação do nosso Centro Federal de Ensino em Universidade, o que só trará benefícios, não apenas para a Instituição e seus integrantes mas também para toda a sociedade brasileira.

Posicionamo-nos dessa forma não apenas como membros do CEFET, mas também como cidadãos preocupados com o futuro da educação do País e sentimo-nos no direito, ou melhor, no dever, de lutarmos pela melhoria do ensino público brasileiro.

Uma Universidade Federal Tecnológica a mais no País significa o preenchimento de um “buraco” da educação brasileira, que no momento conta apenas com uma universidade tecnológica, a UFTPR. Isso é sinônimo de prosperidade econômica e cultural, e também de maior oferta de cursos, técnicos, de graduação e pós-graduação, gratuitos e de qualidade.

Elevado ao status de universidade, o CEFET-MG contará com aumento de verba institucional, possibilitando a abertura de novos cursos, a melhoria dos campus, investimentos em projetos de pesquisa e extensão e também maior suporte ao estudante, como por exemplo o aumento do número de bolsas de auxílio e a oferta de moradia estudantil.

Somado a todos esses benefícios, teremos a resolução para o nosso maior problema: a renovação automática de quadros de professores, pois, em uma Universidade, a saída de um professor implica imediata abertura da vaga.

E, finalmente, teremos autonomia, seremos uma autarquia, ninguém influenciará as nossas decisões pedagógicas, administrativas e financeiras!

A conseqüência, lógica e inevitável, será o aumento de mão de obra altamente qualificada, suprindo, o crescente e cada vez mais exigente, mercado de trabalho nacional.

Por tudo isso, nós, alunos do CEFET-MG, entramos nessa luta! Queremos um Brasil prospero! Queremos ensino de qualidade! Queremos a Universidade Tecnológica Federal de Minas Gerais!

QUEREMOS O APOIO, NÃO SÓ DOS MEMBROS DO CEFET-MG, MAS DE TODOS OS CIDADÃOS BRASILEIROS INTERESSADOS NO CRESCIMENTO E PROGRESSO DO ENSINO E DO PAÍS!!!

segue o link do site do CEFET-MG onde é explicado o que é uma Universidade Tecnológica : http://www.cefetmg.br/minisites/minisite1/sobreUT.html

1.112 Pessoas