Abaixo-assinado Pelo Cancelamento do Processo Administrativo Dirigido Contra os alunos de Lazer e Turismo EACH/USP

Para: Direção da Escola de Artes, Ciências e Humanidade da Universidade de São Paulo

ABAIXO-ASSINADO PELO CANCELAMENTO DO PROCESSO ADMINISTRATIVO CONTRA ESTUDANTES DO CURSO DE LAZER E TURISMO QUE PUBLICARAM A NOTA DE REPÚDIO À PROFª RITA GIRALDI (LZT)
Nós, abaixo assinados, viemos por meio deste expressar nossa opinião contrária à abertura do Processo Administrativo Disciplinar, instaurada pela Portaria EACH 07/11, de 14.02.2011, o qual visa a punição dos discentes do curso de Lazer e Turismo que redigiram e publicaram uma Nota de Repúdio à Profª Rita Giraldi (LZT), expondo críticas didáticas, profissionais e éticas desta docente durante a aula da disciplina “Gestão e Promoção de Eventos em Lazer e Turismo I”, ministrada no dia 2 de junho de 2010.
A abertura de um Processo de Sindicância e, conseguintemente, do Processo Administrativo em questão representa uma postura de autoritarismo e controle da liberdade de expressão por parte da Direção da EACH, baseando-se em um Decreto do ano de 1972 para punir estes estudantes, os quais se manifestaram de forma séria e responsável, sem ferir a moral nem a reputação pessoal da docente, pelo contrário, protagonizaram um momento de crítica profissional e ética de um servidor público em sua função.
O Processo Administrativo afirma que houve achincalhamento à reputação da Docente e que não fora cumprido o acordo em aguardar o posicionamento da CoC-LZT sobre a questão. Entretanto, as duas afirmações são falaciosas. A primeira pela Nota não ofender nem desmoralizar a reputação da Profª Rita Giraldi, mas sim expor uma postura autoritária e moralista na função de seu serviço. A segunda afirmação é falaciosa por não existir NENHUM ACORDO dizendo que esperaríamos a decisão da CoC-LZT para expor publicamente esta Nota.
Desta forma, exigimos, IMEDIATAMENTE, o CANCELAMENTO DO PROCESSO ADMINISTRATIVO contra estes discentes por conta da Nota de Repúdio à Profª Rita Giraldi e defendemos uma apuração dos fatos abertas e respeitosa, sem a prerrogativa de punições que atacam a liberdade de expressão.