Abaixo-assinado CONTRA COBRANÇA ABUSIVA PARA LIGAÇÃO DO ESGOTO NA PRAIA GRANDE_UBATUBA

Para: Excelentíssimo Senhor Prefeito da Estância Balneária de Ubatuba

Ao
EXCELENTÍSSIMO SENHOR PREFEITO DA ESTÂNCIA BALNEÁRIA DE UBATUBA - SP

Os cidadãos abaixo-assinados, brasileiros, em especial os moradores e proprietários de imóveis situados no Bairro da Praia Grande, neste Município, juntamente com a APPRU – Amigos na Preservação, Proteção e Respeito à Ubatuba, solicitam de Vossa Excelência providências quanto à situação do esgoto da Praia Grande, cuja operação, de fato, encontra-se sob a responsabilidade da COAMBIENTAL – Cooperativa de Saneamento Ambiental da Praia Grande.
Hoje, diferente das redes operadas pela Sabesp em que a ligação do esgoto é gratuita, na Praia Grande o valor da adesão por unidade habitacional é de R$ 4.325,82, isto é, para que o cidadão tenha seu imóvel ligado à rede de esgoto, deve, obrigatoriamente, desembolsar esta quantia. Por este motivo muitos condomínios ainda não foram ligados à rede de esgoto e continuam usando fossa, poluindo o lençol freático do Bairro.
Além da adesão, há ainda a mensalidade por imóvel que é de R$24,00, valor este que, nos edifícios, implica em uma das maiores despesas de condomínio, ou seja, é maior do que o consumo de água e energia elétrica. Em outras redes o valor pago é proporcional ao consumo de água, ou seja, consumindo-se o mínimo, paga-se cerca de R$ 13,00.
Os moradores e proprietários de imóveis da Praia Grande não podem ser compelidos pagar um valor absurdo pela adesão a um sistema que deveria estar sob os cuidados da SABESP ou da Prefeitura, por se tratar de um serviço público essencial.
Na certeza de termos nosso pleito atendido, encaminhamos o presente documento com assinaturas de pessoas que protestam contra a atual situação em 02 vias a serem protocoladas.
Indicamos o Sr. Antonio Augusto de Oliveira Neto, telefone (12) 9194-9975, como representante da APPRU – Amigos na Preservação, Proteção e Respeito à Ubatuba, caso sejam necessárias maiores informações.
Ubatuba, 15 de abril de 2011.