Abaixo-assinado Fim do rodeio em Bragança Paulista

Para: Câmara Municipal de Bragança Paulista

A Faros d’Ajuda solicita seu apoio para nos ajudar a implantar lei em Bragança Paulista que impeça a realização de rodeios e outras práticas esportivas ou não que envolvam violência contra os animais.

Em 15 de abril de 2011, protocolamos ofício com este pedido na Câmara Municipal de Bragança Paulista, na Secretaria do Meio Ambiente, no COMDEMA – Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente e na Secretaria Municipal do Agronegócio e contamos com a adesão de cidadãos para nos apoiar neste pedido.

Todos os anos, a Faros d’Ajuda participa da Exposição Agropecuária e Festa do Peão realizada anualmente em Bragança Paulista, onde fazemos campanha de posse responsável e doação dos animais acolhidos em nosso Centro de Recuperação Animal. A festa de Bragança vem se inserindo na lei, a fiscalização acontece no brete, na arena e nas baias.

Mas, como protetores, somos contra práticas que agridem e exploram fisicamente os animais. Quando ocorre o rodeio existe pressão, discussão e manifestação, mas no resto do ano o assunto é encerrado. Esquece-se de que a prática continua na lida do peão, nos treinos e em rodeios clandestinos sem fiscalização.

Na festa realizada em abril de 2011 houve grave prejuízo ao ser humano, com o infortúnio do acidente envolvendo a morte de um peão, levando-nos a questionar publicamente:
•o quanto a prática do rodeio, dentro dessa festa, contribui para as divisas do município;
•qual é a grandeza do público que aprecia a prática do rodeio (não estamos nos referindo aos shows, nem às barracas de comidas, bebidas e artigos);
•qual é a contribuição do rodeio para atrair turistas?

A festa pode e deve continuar, mas pode evoluir e se adaptar a uma nova realidade da sociedade que promove mudança de hábitos para levar o homem ao correto convívio com a natureza. E isso envolve um novo olhar para os animais. A festa pode mudar o seu foco, acontecer sem a prática do rodeio, fortalecendo o agronegócio e não a exploração física dos animais.

Contamos com a sua assinatura nesta petição para fortalecer nosso pedido junto aos órgãos mencionados.

Faros d’Ajuda – Associação de Proteção aos Animais
www.farosdajuda.org | [email protected]