Abaixo-assinado Tombamento do Prédio onde está localizado o IBGE em Fortaleza
Para: IPHAN
O IBGE, órgão ligado ao Ministério do Planejamento, é reconhecido nacionalmente pelas suas atividades tanto da área de pesquisas Estatística quanto das Geociências e a Unidade de Geociências do IBGE no Ceará foi pioneira, em 1945, nos levantamentos geodésicos do Brasil, fato relevante para o Sistema Geodésico Brasileiro. Não somente seus servidores quanto a comunidade usuárias de seus produtos orgulha-se de seu acervo como também da sua localização em Fortaleza, Ceará, na Av. 13 de Maio, 2881.
O prédio onde está localizado o IBGE, cuja arquitetura retrata um "rincão aristocrático da década de 50" fica em um bairro também histórico da cidade, o Benfica.
Justifica-se a solicitação do tombamento do prédio por entendermos que se trata de um bem de valor cultural significativo para a cidade, que representa a arquitetura da década de 1950 o qual deve ser resguardado de possíveis modificações e danos e que vem sendo mantido e conservado até hoje pelo órgão público Federal, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, nele instalado desde 1957.
Em décadas passadas esse imóvel era ladeado por outros dois prédios de semelhante arquitetura e que um deles foi descaracterizado e o outro destruído para dar lugar ao estacionamento de um shopping, sem haver nenhuma preocupação com a preservação do patrimônio histórico e cultural da cidade.
Temendo que o mesmo venha a acontecer com o prédio do IBGE, que a cada dia vem sofrendo interferências físicas de forma a descaracterizá-lo, nos tornando cada vez mais impotentes para coibir essas ações e que este patrimônio, legado portador de referência a memória e a identidade da sociedade brasileira, seja negado às gerações futuras.