Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Apoie este Abaixo-Assinado. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Abaixo-assinado Abaixo assinado pela criação do cargo de Produtor Cultural na estrutura da PMRO e abertura de vaga em concurso público

Para: Prefeitura Municipal de Rio das Ostras; Câmara Municipal da Rio das Ostras

A economia da cultura é responsável por cerca de 5% de todo o PIB brasileiro. O Setor emprega e distribui mais renda que setores tradicionais da economia como metalurgia, petroquímica e elétrica. É um ramo da atividade econômica, política e social a priori limpa e não poluente e que lida com o que há de mais caro à humanidade que são os valores imateriais, simbólicos e estéticos. A cultura compreende e representa o sentido e a história da existência humana.

A produção de cultura dialoga com diversas áreas da vida em sociedade como a educação, o meio ambiente, a saúde, o esporte, o turismo e o lazer. Proporciona inclusão social e geração de renda formal e informal. A Cultura tem um espaço central para um desenvolvimento sustentável ou ainda ecológica e socialmente equilibrado. Tanto é assim que durante o Governo Lula, sob a administração dos ministros Gilberto Gil e Juca Ferreira a verba da cultura teve aumentos exponeciais o que possibilitou o surgimento de diversos investimentos e programas, como os Ponto de cultura, o CineMais Cultura, o Cultura Viva, etc, assim como políticas públicas em cultura tiveram grande aprimoramento, mas sobretudo pautando a cultura na centralidade da Administração Pública e a responsabilidade do Poder Público no seu fomento direto e indireto.

Tão relevante é a cultura para a vida social, política e econômica do país que nas duas últimas décadas foram criados cursos de nível superior em instituições federais e privadas, com destaque para os cursos de Bacharelado em Produção Cultural da Universidade Federal Fluminense (UFF) e da Universidade Federal da Bahia (UFBA). A cidade de Rio das Ostras que conta com um campus da UFF, no qual a Prefeitura investiu massivos recursos para sua implementação e manutenção, e tem entre os seis cursos o de Produção Cultural que recebe por ano cerca de 70 novos estudantes, já tendo diplomado inúmeros profissionais.

O profissional de Produção Cultural é um trabalhador qualificado nas diversas competências e habilidades que envolvem as artes e a cultura enquanto ofício - elaboração e administração de projetos e ações culturais, gestão e programação cultural, produção executiva, crítica e teorização da arte e da cultura, curadorias e proposições em geral em políticas públicas de Cultura.

Na sua formação ele estuda antropologia, sociologia, administração e marketing, filosofia, os meios, a teoria e os fundamentos dos diferentes meios de expressão artística e desenvolve atividades práticas e teóricas que tornam o curso um laboratório em si.

Ele recebe qualificação para trabalhar na administração da cultura, na gestão de espaços culturais, na formulação e aplicação de políticas públicas em cultura, na elaboração e adequamento de projetos em editais e leis de incentivo, na produção de mostras artísticas em geral, audiovisual, artes visuais, música, exposições fotográficas e museográficas, montagem de peças e espetáculos dança e de teatro, no desenvolvimento de projetos de marketing cultural, na relação com o público e com o artista, articulando em seu trabalho diferente mídias e fomas de comunicação. É um profissional que deve se manter atualizado sobre as questões políticas, econômicas e sociais locais, regionais, nacionais e globais.

Na elaboração de projetos é habilitado para coordenar todas as etapas, desde a concepção e formulação, o cronograma e o orçamento, o enquandramento em editais, a captação de recursos, o contato com artistas, a divulgação até a realização propriamente dita.

O município de Rio das Ostras é conhecido também, além de suas belezas naturais e qualidade de vida de seus moradores, pelos investimentos na área da cultura já tendo realizado importantes festivais e eventos culturais, mantém escolas de música, dança, teatro, de artes plásticas, possui inúmeros equipamentos culturais como Biblioteca, Teatro, anfiteatros, além de inúmeras praças propícias para a realização de eventos e ações culturais populares. Conta com uma Fundação de Cultura onde tem qualificados quadros técnicos e artísticos, contudo não conta ainda com profissional de formação específica, o que poderia vir a acrescentar em muito nos trabalhos desenvolvidos por este órgão.

Desenvolver a economia da cultura é investir em um processo econômico autosustentável e que ajudará o município a se manter quando não for mais possível contar com os recursos dos royalties do petróleo.

Um município que investe em cultura, investe na formação cidadã coletiva de sua população, aumenta o nível de satisfação e qualidade de vida de seus munícipes.

Considerando isso nós, produtores, estudantes, artistas, professores, profissionais de diversas áreas, cidadãos riostrenses, moradores, cientes da importância da profissão e da carreira para o desenvolvimento do município de Rio das Ostras, abaixo assinados, solicitamos a criação do cargo efetivo de Produtor Cultural de nível superior na estrutura de cargos e carreiras da Prefeitura de Rio das Ostras, mais especificamente na Fundação de Cultura, e abertura de vagas no VI Concurso Público que está para acontecer.




Qual a sua opinião?


Esta petição foi criada em 07 fevereiro 2012
O atual abaixo-assinado encontra-se alojado no site Petição Publica Brasil que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Brasileiros apoiarem as causas em que acreditam e criarem abaixos-assinados online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor do Abaixo-Assinado poderá fazê-lo através do seguinte link Contatar Autor
Já Assinaram
327 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.

Outros Abaixo-Assinados que podem interessar