Abaixo-assinado Rio Livre de Helicópteros

Para: Anac - Decea - Ministerio Público Federal e Estadual - Governo Federal e Estadual e Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro.

O Grupo Rio Livre de Helicópteros nasceu da indignação dos cidadãos submetidos ao barulho, estresse e perigo gerados pela presença constante de helicópteros sobrevoando áreas residenciais do Rio de Janeiro.
Nós prezamos a saúde, a segurança, o bem-estar e o sossego dos moradores e também a preservação do meio ambiente e dos animais em nossos parques e APAs, que como provaram os próprios órgãos do governo, estão sendo destruídos pelo estresse gerado pelos ruídos ensurdecedores dessas máquinas.
Portanto, reivindicamos das autoridades competentes:

1. O fechamento do heliponto comercial da Lagoa Rodrigo de Freitas e heliponto do Pão de Açúcar e a proibição do uso turístico dos helipontos dentro dos parques e APAs do Rio.
O uso do heliponto da Prefeitura pela empresa Helisul há anos é motivo de discussão e revolta. O local é de uso das famílias em lazer, ao lado de um parque infantil, impondo riscos aos transeuntes e moradores, que têm inclusive seu direito de ir e vir cerceado por uma empresa que nada gera para a cidade. Os turistas têm inúmeras opções agradáveis, ecológicas e saudáveis de ver nossa cidade de cima, como o próprio bondinho para o Cristo. Além disso, os helicópteros comerciais estão se permitindo pousar em pontos como o Morro de Santa Marta e outros morros em Áreas de Proteção Ambiental da cidade, em franco desrespeito à vontade da própria cidade de proteger a região e seus habitantes.

2. A cessação da exploração do turismo por helicópteros na cidade do Rio de Janeiro.
O turismo aéreo provou-se um empreendimento que beneficia muito poucos em detrimentos de muitos. Enquanto quatro turistas passeiam e uma empresa lucra, milhares e milhares de pessoas perdem o sono, a paz, a tranquilidade, a saúde – e podem perder a vida. Dizemos não ao turismo predatório, anti-ecológico e opressor!

3. A clara normatização e fiscalização das rotas de transporte comercial por helicópteros no Rio, com rotas que passem pelo mar, distantes das aglomerações populacionais.
Entendemos a necessidade do uso de helicópteros para emergências, bombeiros e polícia. Evidentemente, a população prefere se sacrificar pelo bem comum. Contudo, com a explosão do tamanho da frota de helicópteros no Rio de Janeiro e seu uso desenfreado para qualquer fim, o direito à segurança do cidadão está sendo desrespeitado. Já é hora de normatizar e fiscalizar o transporte comercial por helicópteros, que criaram verdadeiras avenidas sobre nossas cabeças.

Nossas demandas são embasadas em estudos e experiências de outras cidades, que já perceberam que não podem expor seus cidadãos, parques e patrimônios a essa agressão, e que o bem comum deve prevalecer.

1.083 Pessoas