Abaixo-assinado Manifesto – Pista publica de skate no parque do Ibirapuera São Paulo- SP
Para: Governador do Estado de São Paulo/ Prefeito do Estado de São Paulo/ Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo/ Secretaria do Parque do Ibirapuera
Manifesto – Pista publica de skate no parque do Ibirapuera São Paulo- SP
Nós, skatistas da cidade de São Paulo, apoiamos uma skatepark pública no bairro de Moema, uma necessidade que foi examinada durante muito tempo. A população de Moema, incluindo áreas dos arredores tais como Vila Mariana, Campo Belo, Broklin, Pinheiros, Vila Olimpia, é de aproximadamente 400.000 pessoas dos quais mais de 10.000 são skatistas.
Moema é considerada um dos “berços do skateboard” da regiao Centro-sul. Temos mais de 20 quadras poliesportivas, 10 quadras de bochas , áreas gramadas para jogos, 3 pistas de automodelismo, numerosas praças e parques e nenhuma skate park multidisciplinar. Muitos dessas áreas de lazer estão sem uso por mais de um ano, mas a Skatepark Zilda Natel no Sumaré por exemplo tem sessões de 20 - 30 skatistas quando o tempo permite.
Nenhum dos esportes mencionados acima teve que lutar tão duro como nós, e para ter tão pouco. Fomos perseguidos com o reforço da lei e por proprietários de comércio local e sofremos discriminação, tudo pelo esporte que amamos e nos recusamos a desistir. Alguns casos de atropelamento envolvendo skatistas foram registrados nos últimos anos e mais de 60 skates foram confiscados ilegalmente, muitos de crianças de 13 anos ou menos.
O numero de skatistas aumenta drasticamente a cada ano, enquanto o numero de lugares nos quais podemos seguramente e legalmente aproveitar e praticar nosso esporte na região centro sul da cidade continua definhando. A cidade de São Bernardo do Campo que é aproximadamente uma vez e meia menor que a nossa densidade populacional, construiu uma skatepark nos últimos 5 anos. A skatepark é considerada uma das melhores no mundo, e alem de ter sido construída por cidadãos locais, é visitada por pessoas do mundo inteiro, abrigou inúmeros eventos profissionais, teve cobertura de revistas e vídeos internacionais e não relatou um incidente de lesão grave, reclamação ou processo legal em incontáveis horas de uso.
A algum tempo percebemos que a a area de estacionamento anexo ao Prque do ibirapuera vem sendo usada como ponto de prostituição e seus sucessivos crimes alem disso foi parcialmente apropriada por um grupo de usuarios de drogas que se estabeleceu no local ao longo dos últimos anos.
Gostaríamos de recomendar parte desta area degrada para um possível local para a construção de uma skatepark por inúmeras razões:
É centralizado; é de acesso seguro a pé, de bicicleta, de carro ou de skate; é perto de estacionamentos e linhas de ônibus e metro já existentes; é facilmente patrulhado e de alta visibilidade; existem vias de acesso emergencial; oferece variedade de atividades; é localizada em um dos cartões postais da Cidade de São Paulo, perto de comercio, hospital, lojas, escolas, universidades e áreas do tipo e é de propriedade, operação e manutenção do prefeitura da cidade de SP.
Ao contrario dos esportes mencionados anteriormente, não existem restrições médicas ou guias estabelecendo o desenho de uma skatepark. Não podemos descrever suficientemente a importância de construir uma área que oferece longevidade de uso através de seu próprio design. Isso pode ser reforçado somente se envolvendo skatistas e urbanistas em todos os aspectos, do design a construção.
Como já citado antes, o Ibirapuera exalta o oprimido numero de skatistas bem como a regiao demanda espaços para pratica de esportes de ação. Dessa rica experiência podemos certamente construir uma skatepark que vai dar oportunidade a skatistas de todas as idades e habilidades pelos próximos anos alem de valorizar um espaço para entretenimento e esporte na região que sofre com a verticalização indiscriminada.
Em conclusão, gostaríamos de melhor descrever alguns argumentos. Primeiro, a fraude do “grande risco”. Estudos mostraram que o skate não é mais perigoso e certamente possui menos ameaça e danos aos membros do corpo e de vida, que uma piscina pública ou um equipamento de ginástica. Segundo, a necessidade de uma skatepark vai provar por ela mesma em seu primeiro dia de uso – nunca haverá um dia que a skatepark estará vazia, e pode acomodar um numero de usuários de uma vez que é comparado a no mínimo duas quadras de basketball. Propagandas e a lei irão noticiar uma dramática queda do skate nas vias publicas do bairro. Terceiro, uma skatepark com novo modo de arte trará aumento de lucro, turismo e reconhecimento para o local. E finalmente, porém certamente não por ultimo, nunca esqueçam que somos seus filhos, e que precisamos estar cercados de atividades que são positivas, e mais importante, saudáveis e nosso compromisso com uma causa tem que ser reconhecido, não importa o quão estranho possa parecer.
Obrigado,
Sergio Bellinetti – pai, skatista, empresário e cidadão paulistano a 46 anos.